1
resposta

Aplicação do Scrum e definição dos papéis em uma equipe pequena

Olá, meu nome é Matheus!

Atualmente atuo como analista de processos mas, no meu dia a dia assumo outras funções que vão de encontro à aplicação do SCRUM para a implantação de novos produtos. A minha dúvida é, em uma equipe pequena como a minha, é possível aplicar o Scrum e ainda delimitar bem os papéis. Não sei se alguém enfrenta um problema parecido mas, como a equipe de desenvolvedores atua também com a manutenção de outros produtos e não somente com o desenvolvimento de novos produtos fica complicado definir uma sprint. Além disso, eu mesmo atuo como analista de processos, Gerente de projetos, P.O, Scrum Master e ainda me aventuro um pouco no desenvolvimento Low Code ao mesmo, ou seja, um problema pelo que entendi na aula. Alguém tem alguma dica de como poderiamos implantar o scrum, ou passa por algo parecido?

1 resposta

Oi, Matheus! Tudo bem?

O Scrum pode sim ser aplicado em equipes pequenas, mas é importante que os papéis sejam bem definidos para garantir que todos saibam o que se espera deles. Em relação à definição de uma sprint, é importante lembrar que as sprints em teoria devem ser dedicadas a um objetivo específico, de forma que, se a equipe de desenvolvimento está trabalhando na manutenção de outros produtos ao mesmo tempo, isso pode dificultar a concentração em um único objetivo. Uma solução possível seria tentar organizar o trabalho de forma que a manutenção e o desenvolvimento de novos produtos sejam feitos em sprints separadas.

Por exemplo, poderíamos ter uma sprint dedicada à manutenção e outra sprint dedicada ao desenvolvimento de novos produtos, o que permitiria que a equipe se concentrasse em uma tarefa de cada vez e poderia tornar o trabalho mais gerenciável.

Porém, se a separação dos trabalhos em sprints diferentes não for possível podemos simplesmente destrinchar as etapas necessárias para o avanço de cada projeto, definir membros da equipe para atividades específicas e colocar tais atividades definidas para serem feitas em um intervalo de tempo controlado pela Sprint. Assim, conseguiremos ter um melhor controle dos avanços dos nossos objetivos e projeto.

Lembre-se que o Scrum é um framework flexível e pode ser adaptado às necessidades de cada equipe e o mais importante é que a equipe se comunique efetivamente e trabalhe junta para alcançar seus objetivos.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software