Oi, Matheus! Tudo bem?
O Scrum pode sim ser aplicado em equipes pequenas, mas é importante que os papéis sejam bem definidos para garantir que todos saibam o que se espera deles. Em relação à definição de uma sprint, é importante lembrar que as sprints em teoria devem ser dedicadas a um objetivo específico, de forma que, se a equipe de desenvolvimento está trabalhando na manutenção de outros produtos ao mesmo tempo, isso pode dificultar a concentração em um único objetivo. Uma solução possível seria tentar organizar o trabalho de forma que a manutenção e o desenvolvimento de novos produtos sejam feitos em sprints separadas.
Por exemplo, poderíamos ter uma sprint dedicada à manutenção e outra sprint dedicada ao desenvolvimento de novos produtos, o que permitiria que a equipe se concentrasse em uma tarefa de cada vez e poderia tornar o trabalho mais gerenciável.
Porém, se a separação dos trabalhos em sprints diferentes não for possível podemos simplesmente destrinchar as etapas necessárias para o avanço de cada projeto, definir membros da equipe para atividades específicas e colocar tais atividades definidas para serem feitas em um intervalo de tempo controlado pela Sprint. Assim, conseguiremos ter um melhor controle dos avanços dos nossos objetivos e projeto.
Lembre-se que o Scrum é um framework flexível e pode ser adaptado às necessidades de cada equipe e o mais importante é que a equipe se comunique efetivamente e trabalhe junta para alcançar seus objetivos.
Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!
Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓