Em que momento eu posso aplica o Kaizen e como posso realizar essa técnica?
Em que momento eu posso aplica o Kaizen e como posso realizar essa técnica?
Olá, tudo bom?
O Kaizen é a melhoria continua, você pode aplicar a qualquer momento no processo. Ele não é uma técnica, mas um guia. Você deve encontrar as técnicas para que se garanta essa continuidade de excelência no processo.
Ele é aplicado em diversas áreas, para você ter uma ideia da abrangência dele veja os 5s's são conceitos que funcionam como base do kaizen:
Seiton: sentido de organização do material necessário para a produção de alguma coisa. Desta forma, os funcionários não perdem tempo procurando esses materiais.
Seiri: conceito que implica a distinção entre coisas essenciais e não essenciais, separando as duas categorias, para que as coisas menos importantes fiquem guardadas onde não perturbam a atividade normal.
Seiso:está relacionado com a limpeza, e indica que as áreas onde é feito o trabalho deve estar asseado, para que a produtividade não seja afetada.
Seiketsu:conceito relacionado com a higiene e a manutenção de um ambiente satisfatório e sadio para os trabalhadores.
Shitsuke:remete para a disciplina, determinação, honra e retidão de caráter. Princípios que garantem o cumprimento dos anteriores elementos e que facilitam o alcance do sucesso.
Não esqueça de marcar uma reposta como solução.