1
resposta

Aplicação de frameworks

Na aula 3, além dos conhecimentos de IA, achei muito interessante a abordagem no assunto dos frameworks utilizados na tomada de decisão/reestruturação de um processo.

Tenho um projeto do trabalho que estou muito engajada da utilização da IA para gerar insights valiosos e mudanças significativas. Atualmente, diversas áreas utilizam possuem usuários para ter acesso a uma plataforma de consulta, e há um contrato diferente para cada área (sendo que - é o mesmo escopo de navegação/consulta e confiuguração de usuário). O intuito é redução de custos a partir de utilização de módulos de pesquisa de uma plataformas, atualmente temos 14 usuários ativos, com acesso a 500 módulos de consulta. Para realizar essa redução de usuários/módulos de pesquisa, precisarei:

1. Identificar o consumo total de cada usuário;
  2. Analisar os módulos que possuem menos acesso;
  3. Analisar os módulos que possuem mais acesso;
  4. Porposta de corte dos módulos menos acessados;
  5. Proposta de solução para reduzir o custo unitário dos módulos mais acessados, relacionando demanda x eficiência de custo.
  6. Unificação de contrato.

Além dos itens enumerados, penso na possibilidade de incluir um perfil de administrador geral que faça o monitoramentos dos usuários/acessos ativos. Para esse estudo, gostaria de utilizar um framework para ter mais embasamento nas ações, porém, não sei qual melhor se aplica ao meu contexto. Possuem alguma sugestão?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi Yasmin, tudo bem?

Muito legal ver seu engajamento no projeto e o quanto você já estruturou suas ideias!

Sobre a sua dúvida, como você está lidando com análise de uso, proposta de cortes, eficiência e unificação contratual, um framework que pode te ajudar bastante nesse processo é o PDCA (Plan, Do, Check, Act). Ele é ideal para quem busca melhorias contínuas baseadas em dados. Com ele, você consegue:

• Plan (Planejar): Definir metas claras (ex: redução de módulos) com base na análise do consumo;
  • Do (Executar): Implementar as mudanças propostas (ex: cortes ou redistribuição de usuários);
  • Check (Checar): Monitorar os impactos das mudanças (custos, acessos, eficiência);
  • Act (Agir): Ajustar o plano conforme os resultados obtidos.

Além dele, você também pode considerar:

• Pareto (80/20): Para identificar os módulos mais utilizados e os que poderiam ser eliminados com menor impacto.
  • 5W2H: Para organizar as ações de forma objetiva, respondendo perguntas como: O que será feito? Por que? Quando? Quem fará? Como? etc.
  • SWOT: Caso queira estruturar também os aspectos internos e externos desse projeto dentro da empresa (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

Todos esses frameworks foram apresentados nesta atividade do curso e podem ser combinados conforme a complexidade do seu projeto.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!