1
resposta

Aplicação de frameworks

Na aula 3, além dos conhecimentos de IA, achei muito interessante a abordagem no assunto dos frameworks utilizados na tomada de decisão/reestruturação de um processo.

Tenho um projeto do trabalho que estou muito engajada da utilização da IA para gerar insights valiosos e mudanças significativas. Atualmente, diversas áreas utilizam possuem usuários para ter acesso a uma plataforma de consulta, e há um contrato diferente para cada área (sendo que - é o mesmo escopo de navegação/consulta e confiuguração de usuário). O intuito é redução de custos a partir de utilização de módulos de pesquisa de uma plataformas, atualmente temos 14 usuários ativos, com acesso a 500 módulos de consulta. Para realizar essa redução de usuários/módulos de pesquisa, precisarei:

1. Identificar o consumo total de cada usuário;
  2. Analisar os módulos que possuem menos acesso;
  3. Analisar os módulos que possuem mais acesso;
  4. Porposta de corte dos módulos menos acessados;
  5. Proposta de solução para reduzir o custo unitário dos módulos mais acessados, relacionando demanda x eficiência de custo.
  6. Unificação de contrato.

Além dos itens enumerados, penso na possibilidade de incluir um perfil de administrador geral que faça o monitoramentos dos usuários/acessos ativos. Para esse estudo, gostaria de utilizar um framework para ter mais embasamento nas ações, porém, não sei qual melhor se aplica ao meu contexto. Possuem alguma sugestão?

1 resposta

Oi Yasmin, tudo bem?

Muito legal ver seu engajamento no projeto e o quanto você já estruturou suas ideias!

Sobre a sua dúvida, como você está lidando com análise de uso, proposta de cortes, eficiência e unificação contratual, um framework que pode te ajudar bastante nesse processo é o PDCA (Plan, Do, Check, Act). Ele é ideal para quem busca melhorias contínuas baseadas em dados. Com ele, você consegue:

• Plan (Planejar): Definir metas claras (ex: redução de módulos) com base na análise do consumo;
  • Do (Executar): Implementar as mudanças propostas (ex: cortes ou redistribuição de usuários);
  • Check (Checar): Monitorar os impactos das mudanças (custos, acessos, eficiência);
  • Act (Agir): Ajustar o plano conforme os resultados obtidos.

Além dele, você também pode considerar:

• Pareto (80/20): Para identificar os módulos mais utilizados e os que poderiam ser eliminados com menor impacto.
  • 5W2H: Para organizar as ações de forma objetiva, respondendo perguntas como: O que será feito? Por que? Quando? Quem fará? Como? etc.
  • SWOT: Caso queira estruturar também os aspectos internos e externos desse projeto dentro da empresa (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

Todos esses frameworks foram apresentados nesta atividade do curso e podem ser combinados conforme a complexidade do seu projeto.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!