Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Aplicação de conceitos

Galera, tudo bem?

É um questionamento sobre como prosseguir com meus estudos, o conceito até agora foi assimilado, mas para onde ir?

Eu tentei criar um estudo de caso usando um exemplo da barbearia de um amigo meu seguindo o modelo das aulas. E até agora tem ido de boa, criação de algumas classes, criação de construtores e etc, porém alguns questionamentos são inevitáveis como: Quando identifico a necessidade de uma interface? Quando identifico a necessidade de uma herança? O que considero acoplamento aceitável e quando não é? Existe alguma métrica para saber se é uma repetição de código aceitável ou se preciso criar herança ou composição? Quando eu "descubro" que preciso fazer uso do Polimorfismo? É durante a criação do código? Ou já inicio minha criação sabendo que irei precisar?

Lancei alguns questionamentos aleatórios mais para ilustrar do que para receber respostas sobre cada um , porém aqui na plataforma se eu quiser me aprofundar ou pelo menos ter uma introdução sobre esses aspectos do desenvolvimento para onde eu iria?

Um grande abraço.

2 respostas
solução!

Oie Israel, tudo bem contigo?

De maneira geral, ao longo da formação Java e Spring esses conceitos irão se tornar mais claros para você, até porque você irá ver eles continuamente. Mas para te ajudar a esclarecer boa parte das suas dúvidas agora, selecionei alguns artigos que temos no blog da Caelum que com certeza irão te ajudar muito agora no começo.

Após você pelo menos terminar a formação Java, recomendo muito você fazer a Formação Arquitetura e Design de Projetos Java ou pelo menos o primeiro curso dela SOLID com Java: Princípios da programação orientada a objetos , esse curso irá falar mais sobre orientação objetos, acoplamento e herança.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida em relação a esse assunto eu fico a disposição :)

Bons estudos!

Valeu Igor, muito obrigado pelos links..