Como servidor público, observo problemas em alguns setores da organização, os quais poderiam ser avaliados e ter solução baseada nessa metodologia.
PROBLEMA: Serviço público – Atendimento ao cliente com qualidade insatisfatória
DADOS BRUTOS: Reclamações do público por meio de canais de ouvidoria
INFORMAÇÕES: Geração de relatórios mensais que identifiquem o quantitativo de reclamações e o motivo da insatisfação.
CONHECIMENTO: Identificado um quantitativo de reclamações acima da média, bem como o principal motivo da insatisfação do público, faz-se necessário a criação de estratégias que promovam a capacitação regular dos atendentes envolvidos.
SABEDORIA/REFLEXÃO: A aplicação da Pirâmide WKID permite o aprendizado e o desenvolvimento de estratégias, na medida que permite a identificação do problema e a criação de medidas que permitam mitigar ou eliminar seus efeitos.
A abordagem baseia-se em pilares básicos que, após a identificação do problema, possibilita a geração de informações e produção de conhecimento, necessários à definição de estratégias de solução, de modo que pode ser aplicada em diversos contextos que envolvam problemas nos processos de trabalho ou na gestão destes.