Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Aplicação

Eu comecei o curso e vi a criação de gráficos pelo canvas, mas não consegui relacionar isso com nenhuma aplicação que eu tenha visto. Então fiquei curioso por como e quando é utilizado. A primeira opção que pensei ao ver a animação foi em loadings de páginas em que alguns sites colocam animações (por exemplo Instagram na versão navegador mobile), realmente é feito dessa forma? Tem alguma outra utilização para essa aplicação que seja comum em sites?

3 respostas
solução!

Ryendel, tudo bem? O canvas realmente é usado em situações bem específicas, principalmente em games. Aquelas animação de loadings de site ( page loader ) são geralmente feitas em .gif ou, pelo menos nas agências, geradas em Adobe Animate. Eu vi muito canvas em experimentos com a linguagem. Acredito que o canvas tenha aparecido como uma grande novidade, mas que seu destino esteja mais fadado a experimentos e aplicação em aulas mesmo, devido a grande quantidade de código que ele gera e a especificação CSS dar excelente suporte a animações agora

Olha os exemplos:

Se isso não responder sua dúvida, pode perguntar de nvoo que a gente te ajuda :)

Entendi. Muito bacana os exemplos. haha Obrigado pela ajuda!

Oi Ryendel, tudo bom?

Realmente, você pode fazer o loading com canvas aqui tem até um exemplo. Embora o mais comum seja utilizar um gif mesmo.

Normalmente canvas é utilizado em animações mais pesadas. Carregar um gif no caso do loading ainda não afeta tanto a performance, mas uma animação pesada pode afetar. Uma alternativa, com o mesmo objetivo é o SVG.