Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Aplicabilidade de métodos abstratos

Olá, fiquei curioso quanto ao uso prático de métodos abstratos. Por que eu deveria criar um método abstrato vazio na classe mãe? É para funcionar como um lembrete futuro? No exemplo do vídeo, quando eu criei a classe Funcionario eu decidi que todos os cargos deveram ter um método de bonificação, então eu crio esse método abstrato para que, qualquer um que for criar um cargo novo, tenha que implementar o método dentro na classe nova. Seria isso?

2 respostas

Renam método abstrato na classe mãe irá fazer todos os filhos que extender da classe mão implementar o método abstrato, na teoria você está certo, exemplo você tem uma classe funcionario, e nela você tem um metodo abstrato que seria retornaria o salario por exemplo do funcionario, e cada um que extendesse os filhos iam ter que ter que implementar esses metodos, mais dai você o programador irão ter que definir a regra do negocio para o metodo, assim cada um que extender irá ter uma regra de negocio diferente.

solução!

Oi Renan,

pelo que entendi da sua descrição, esse conceito de métodos abstrados vazios é o conceito de Interfaces de OO. Acho que nas próximas aulas você vai ter mais detalhes.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software