No seu ponto de vista, como é a aplicabilidade de startup enxuta no meio educacional?
No seu ponto de vista, como é a aplicabilidade de startup enxuta no meio educacional?
Tatiana, tudo bom?
Não sei se entendi muito bem a pergunta, mas vou tentar ajudar. A educação é tida popularmente como algo consolidado e que pouco se pode inovar nela. Mas a verdade é que a educação é um campo fértil para a inovação, podendo isso ser aplicado em todos os seus pontos. Desde a formulação de material didático, até mesmo uma nova didática.
Se olharmos para as plataformas Massive Open Online Course (MOOC) elas cresceram um pouco nesse conceito, inicialmente um MVP com poucos cursos e recursos e com o tempo foram aprendendo com o feedback dos seus usuários e incrementando o seu produto.
Lembro do exemplo das plataformas sobre a funcionalidade de aceleração dos vídeos. Era uma reclamação dos usuários de alguns vídeos longos demais, mas pensando era o tempo necessário para as aulas serem completas. Uma forma encontrada foi a de oferecer uma forma das pessoas verem o vídeo mais rápido, isso foi validado com os usuários e implementado.
Hoje existem Hubs dentro de universidades que tratam apenas de construir produtos dessa forma mais Lean, mais Agile. Além de possibilitarem aos estudantes colocar isso em prática ainda podem criar junto com eles algo realmente útil.
Esses foram alguns exemplos, mas acredito que esse seja um campo bem vasto para aplicações.