3
respostas

.APK gerado em React Native não instala

Muito boa tarde, senhoras e senhores! Estou com um problema no mínimo curioso pra gerar um .apk em React Native. Há algum tempo todos os .apks que eu gero de um projeto em React Native resultam em um arquivo com nome, tamanho e extensões corretos. Porém, ao tentar instalar em um device o sistema somente enxerga o arquivo como um .zip.

O mesmo projeto em um outro computador gera o .apk de forma correta, sem problemas.

Achando que pudesse ser alguma alteração que fiz em algum arquivo não commitado, clonei novamente o projeto. O erro permaneceu. Minha última tentativa foi desinstalar e instalar novamente o Android Studio e instala-lo novamente, temendo ser alguma configuração neste. Pra minha surpresa, ou não, o problema persiste.

Procurei erros semelhantes na internet, sem sucesso.

Alguém saberia me explicar o que está acontecendo e como resolver?

macOS Mojave - 10.14.6 
React Native - 0.59 
Android Studio - 3.4.1 
Gradle  - 5.1.1
3 respostas

Duas informações importantes que esqueci de mencionar.

1- O app funciona normalmente no emulador.

2- O processo processo para gerar a chave de assinatura e configuração de variáveis do gradle foram seguidos a risca.

Oi Cleiton, tudo bem ?

Cara eu vi que sua dúvida é um pouco antiga, será que tu já resolveu ? Se sim pode compartilhar conosco ?

Opa, desculpe a demora pra te responder também, Matheus.

Então, no meu caso eu precisava enviar o .apk via whatsapp para testar no dispositivo. E era exatamente aí que dava ruim.

Não sei explicar o motivo mas o meu whatsapp modificava o .apk de forma que o sistema operacional do celular enxergava ele como um .zip

Utilizando um descompactador eu consegui encontrar o .apk dentro deste zip.

Por praticidade, passei a enviar o .apk por outros meios rs

Espero que ajude.