Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

APIs REST - Aula 1 - Atividade 2 - Problema de certificado

Boa noite, Daniel,

Estou na atividade 2 da aula 1 do curso de APIs REST. Baixei o projeto que você deixou disponível, mas no momento em que o executei, foi gerada a seguinte mensagem:

"Este projeto está configurado para usar SSL. Para evitar avisos de SSL no navegador, você pode optar por confiar no certificado autoassinado que o IIS Express gerou.

Deseja confiar no certificado SSL do IIS Express?"

Quando clico em "Sim", surge outra mensagem:

"Falha ao adicionar o certificado ao repositório de Certificados Raiz Confiáveis com o seguinte erro:

A estrutura da lista de controle de acesso (ACL) é inválida."

Quando clico em "OK", a janela do navegador se abre para rodar o projeto, porém na barra de endereços consta um sinal em vermelho mencionando "Não seguro", se referindo ao localhost. Em seguida, recebi outra mensagem dizendo que este localhost não é confiável e que poderia comprometer o meu sistema operacional. O que devo fazer? Posso ignorar essas mensagens e prosseguir com o acompanhamento da aula? Isso é muito arriscado? Quais são os riscos que eu poderia correr?

Aguardo seu retorno.

1 resposta
solução!

Oi Marco tudo bem?

Quando o navegador fala que Não é seguro ele está querendo dizer que o certificado (que é algo pago) de que a página é criptografada não é válido. Ou seja que qualquer pessoa na sua rede com um programa farejador consegue ver os dados que você está enviando para essa página em específico.

Isso seria um problema se você colocasse número de cartão de crédito nessa página, ou senhas ou qualquer coisa confidencial. Que não é o caso do projeto.

Mas como imagino que você está usando na rede da sua casa não teria problema nenhum pois só outro computador conectado conseguiria farejar os dados e mesmo assim não teria o que ver já que é só um projeto didático.

Mas se você estiver na Internet e ver esse aviso fique esperto, não coloque nenhum dado confidencial nesse site. Pois a rede da internet é muito maior que a sua rede local de casa. E qualquer pessoa conectada a algum computador no caminho pode interceptar os seus dados naquela página.

Espero ter ajudado e bons estudos!!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software