1
resposta

APIPA is being Used

Boa tarde, pessoal, to com um problema. Segui a aula passo a passo, porém só em duas máquinas meu DHCP funcionou, olhei e reconfigurei mas continua o erro de 'APIPA is being Used'

link do meu projeto do PAcket Tracer.

https://drive.google.com/file/d/1OZfT4bONbbYcUZ6ryCKjNFpXHlbDGeqU/view?usp=sharing

1 resposta

Olá Jefferson! Tudo certo? Espero que sim. 🙂

Faltaram algumas configurações nos seus switches.

Para que o projeto funcione, ambos os switches devem ser configurados com as vlans VENDAS e FINANCAS. Além disso, as portas nas quais os computadores estão conectados devem estar configuradas para essas vlans.

Dessa forma, vamos ao passo a passo:

Switch0


Nesse switch as duas vlans já estão configuradas, porém é necessário associar a vlan VENDAS com a porta fastEthernet 0/2.

1) Primeiramente vamos acessar o terminal de comandos CLI do Switch0 e ativar o modo privilegiado

enable

2) Em seguida, acionamos o menu de configurações

configure terminal

3) Acesse a porta fastEthernet 0/2:

interface fastEthernet 0/2

4) Defina a porta como ponto de acesso

switchport mode access

5) Associe a porta à vlan VENDAS:

switchport access vlan 10

 

Switch1


Nesse switch temos que configurar a vlan FINANCAS e associá-la à porta fastEthernet 0/2.

1) Primeiramente vamos acessar o terminal de comandos CLI do Switch0 e ativar o modo privilegiado

enable

2) Em seguida, acionamos o menu de configurações

configure terminal

3) Comece a configuração da vlan:

vlan 20

4) Atribua um nome para a vlan:

name FINANCAS

5) Saia do menu da vlan:

exit

6) Acesse a porta fastEthernet 0/2:

interface fastEthernet 0/2

7) Defina a porta como ponto de acesso

switchport mode access

8) Associe a porta à vlan FINANCAS:

switchport access vlan 20

Após esses passos, o protocolo DHCP deve funcionar.

Espero ter ajudado! Quaisquer dúvidas, estou à disposição. 😉

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software