É que na maioria dos sistemas operacionais atuais, o sistema utiliza o APIPA (Automatic Private IP Address) para configurar um endereço IP temporário caso tudo mais falhe, ou seja, se não existe configuração de rede manual e não foi possível obter a configuração via DHCP.
Com o APIPA, o host utiliza um endereço aleatório dentro da faixa 169.254.x.x (com máscara 255.255.0.0), que é uma nova faixa de endereços reservada e não roteável, que foi atribuída pela IANA em 2001.
Este endereço temporário permite que ele converse com outros micros da rede configurados da mesma forma, mas naturalmente não permite que ele acesse a web ou participe da rede local até que a rede seja realmente configurada.
Sempre que você instalar o sistema em um novo micro e ele se configurar com um endereço nessa faixa, muito provavelmente (presumindo que você tenha um servidor DHCP na rede) o sistema não conseguiu detectar corretamente a placa de rede, ou existe algum problema com o cabeamento (ou com a configuração da rede wireless, se for o caso) que está impedindo que ele acesse a rede e receba a resposta do servidor DHCP.