Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

API's

Nesse capítulo entendi que REST é um modelo arquitetural composto por recursos, operações e representação de dados. Mas o que realmente é uma API???é estilo um site que consigo buscar informações, não consigo entender.

3 respostas
solução!

Oi, Vanessa, tudo bem?

API ou Interface de Programação de Aplicação é um conjunto de padrões estabelecidos por um software que permite uma comunicação entre plataformas. Um exemplo seria - um app para Android de edição de fotos, ele poderá ter acesso à câmera e à galeria de fotos através da API do sistema operacional, sem precisar criar uma interface de câmera do zero.

A proposta geral da API é de simplificar o desenvolvimento de programas e aplicações, a partir da abstrações das partes que envolvem um software, ou seja, o desenvolvedor precisa entender como utilizar os serviços disponibilizados pelas Apis's.

Caso tenha ficado alguma dúvida, é só falar!

Olá Vanessa, tudo bem?

Encontrei algumas referências que vou deixar pra você no final do texto

Na teoria API significa em inglês "Application Programming Interface" (em português "Interface de Programação de Aplicativos").

Basicamente uma API é um conjunto de comandos, funções, protocolos e objetos que os programadores podem usar para criar software ou interagir com um sistema externo.

Elas são muito utilizadas para acesso a base de dados, por exemplo, tenho um aplicativo mobile e quero que ele pegue todos os clientes que está numa base MySQL, é inseguro e má prática acessar a base de dados diretamente do aplicativo mobile, para isso criamos uma API que acessa os dados e retorna dados para quem requisitou, no caso o aplicativo mobile.

Para poder fazer essa requisição para uma API REST nós utilizamos rotas, onde fazemos um REQUEST para essa rota e ela nos retorna um RESPONSE, essa response pode ser uma mensagem, um dado ou um arquivo contendo dados (JSON ou XML).

Nestas imagens, você vai ter ideia de como ele funciona:

Imgur

Imgur

Nestes sites estão as referências do que eu coloquei acima

Espero ter ajudado

Até mais

Muito obrigado meninas, eu compreendi. ;)