Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

API Rest - HTTP Status - Melhores práticas para retornar erros de negócios

Olá pessoal!

Ao criar uma API Rest qual é a melhor prática para retornar os erros de negócio no HTTP Status? Abaixo estão as opções que vi em alguns sites, não sei se existem outros padrões:

1) Retornar o status 200 (já que a requisição foi enviada com sucesso) e no response enviar os detalhes do erro. O problema que vejo nesta abordagem é que preciso olhar a resposta para saber se existe um erro ou não.

Status: 200 (OK)

{ "response": { "code": "202", "message": "Não foi possível gerar o cartão virtual – BIN inválido" } }

2) Retornar um status 4XX para que o cliente saiba logo de cara que houve um problema na ação realizada.

Status: 400 (Bad Request)

{ "response": { "code": "202", "message": "Não foi possível gerar o cartão virtual – BIN inválido" } }

2 respostas

Oi Cristina, sim, na construção de APIs é uma boa prática sempre retornar um cabeçalho HTTP que informe o status da requisição.

O segundo exemplo é mais correto que o primeiro na minha opinião, eu seguiria essa linha.

solução!

Legal Wanderson, obrigada pelo retorno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software