Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Api laravel vc Api lumen

Estou fazendo a formação Php e criando um WebApp para praticar, mas fiquei com umas dúvidas...

1) Na questão da API, se eu já estou usando o Laravel vou precisar instalar o Lumen dentro do Laravel para fazer a API?

2) Se eu subir o Lumen no mesmo ambiente do Laravel não vai ficar mais lento que apenas o Laravel?

3) O que mudaria na API se eu mantiver apenas o Laravel?

1 resposta
solução!

Olá Francisco, tudo bem?!

Em relação a tua primeira e segunda dúvida, você não precisa instalar o Lumen dentro do Laravel para usar os recursos para API, pois pelo próprio Laravel você consegue desenvolver uma API sem problemas.

O Lumen de fato é bem mais leve que o Laravel, pois vamos dizer que é uma versão mais "crua" do Laravel. Porque conta com apenas os pacotes essenciais para o funcionamento da API e possui alguns recursos desabilitados como o próprio Eloquent, que para você poder utiliza-lo tem que ativa-lo nas configurações do Lumen. Mas com isso ele possibilita que você consiga "modelar" bem a sua API pelo fato de só ter instalado o que você vai realmente usar na sua aplicação e não vai ter pacotes desnecessários instalados para sua API.

E respondendo o que mudaria se você tiver apenas o Laravel, seria praticamente nada. E na verdade o certo seria você escolher usar o Laravel ou Lumen, vai depender muito das suas necessidades.

Então assim, se você já começou a fazer sua API com o Laravel não tem problema. Vai funcionar muito bem do mesmo jeito.

Espero ter ajudado em algo, valeu Francisco! :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software