7
respostas

Api Java EE

Olá pessoal tudo bem? Estou começando agora com java web e estou tendo dificuldades para configurar o ambiente. Estou usando o ubuntu. Consigo rodar a primeira página porém o sinal de vermelho continua no projeto mesmo seguindo o passo a passo, e quando crio a nova Classe (BuscaEmpresa) eu não consigo importar os pacotes necessário pois não os acha. Alguém poderia me ajudar a configurar o java para web do zero? Obrigado!

7 respostas

Olá Paulo tudo bem,

Ele não encontra qual pacote?

Desculpe acho que me expressei errado. O eclipse não acha a classe HttpServlet pra eu poder extende-la. É como se não existisse

Entendi,

Podemos conferir algumas coisas,

Você conseguiu configurar o Tomcat no seu projeto? Quais as bibliotecas estão no Build Path do seu projeto?

Então o Tomcat funciona, o servidor sobe e o index.html carrega normal. As bibliotecas são EAR Libraries, JRE System Library, Server Library, Web App Libraries

Olá Paulo, tudo bem?

O seu problema deve ser parecido com o que eu tive. O projeto está configurado apontando para a biblioteca do tomcat v7.0 e voce provavelmente deve ter o tomcat 8.0 instalado em sua máquina. Se for este o problema voce deve clicar com o botão direito no projeto e ir em:

Build Path -> Configure Build Path.

São 3 lugares que precisa verificar:

1 - Java Compiler: Verificar se a compilação está apontada para java 7 ou 8, e apontar para a versão mais atual da sua máquina.

2a - Java Build Path : Deve conter Java SE e JRE mais atuais instalado em sua máquina.

2b - Java Build Path : A biblioteca do servidor(Tomcat) deve estar apontado aí tambem.

3 - Targered Runtimes: O apontamento para a versão do tomcat correto deve estar ai tambem (no meu caso tive que mudar de Tomcat v7.0 para Tomcat v8.0)

Com essas configurações creio que o projeto deve funcionar redondo :).

Espero ter ajudado

Também uso Ubuntu. No caso, o meu Tomcat é a versão 9, não a 7. Provavelmente você está com o mesmo problema.

Eu resolvi da seguinte forma:

Project > Properties > Targeted Runtimes

Desmaque a opção Apache Tomcat v7.0 Marque a opção Apache Tomcat v9.0

Apply

Espero que funcione! Bons estudos.

Olá,

Várias formas de se resolver isso: 1) fazer um passo a passo com fotos da janela do Eclipse e compatilhá-las no Google Drive ou Dropbox; 2) exportar seu projeto como zip para alguém verificar e corrigir; 3) usar virtualização, Oracle VM VirtualBox ou VMware Player ou GNU/Linux KVM, e alguém tornar disponível (Google Drive, Dropbox, OneDrive, etc) uma máquina virtual com o ambiente de desenvolvimento configurado.

Fica a dica !