5
respostas

API - Autenticações

Boa tarde, sou novo na programaçao, queria entender um pouco sobre API, procurei na internet nao encontrei nada que tirasse minha duvida principal...

ex: Um colega vai criar uma API para mim, pergunta quais campos eu desejo receber e qual o tipo de autenticação ... Quais tipo de autenticação que existe, qual a mais facil de se trabalhar ???

Outra coisa, é mellhor eu atualizar o meu BD com o retorno dessa API ou vou fazendo os relacionamentos direta com ela , oque seria o melhor?

Ex , uma api de funcionarios que vai me retornar [matricula - nome].

Tenho uma tabela [Relação Equipe] onde nessa vou ter[idrelacao - Id_Equipe - Matricula] , ja que uma equipe pode ter varios colaboradores....

digamos que em algum momento eu va ter que mostrar os colaboradores de uma determinada equipe... Não seria mais facil eu fazer esse relacionamento se eu tivesse esse colaboradores em uma table no meu banco de dados, ja que eu faria um sql só e contruiria a informaçao do jeito que queria ?

Desde ja agradeco a atencao

5 respostas

Nothing ? :(

Fala ai Yago, de boa ?

Você pode deixar a api pública, usar jwt ou usar oauth, para fazer a questão de autenticação.

Sobre o banco, vai depender muito do que você está desenvolvendo, o motivo da api é expor dados pra consumir em outro lugar, se você tá tirando de um lado e colocando no outro, tá meio estranho isso, será que não devia manter só em um lugar ? Novamente, depende bastante do contexto.

Pois é , minha duvida realmente mora ai... Essa API , vai me mostrar todos os colaboradores de uma empresa.

Se minha aplicação tivesse apenas que mostrar essa galera, tudo bem resolvido...

Mas ela vai ligar um ou mais colaboradores a uma equipe ... Ai que ta o problema. Se eu tivesse essa tabela de colaboradores no meu bd acredito que o relacionamento para mostrar a EQUIPE e nao os colaboradores em si seria mais facil.. faria uma consulta:

SELECT id_relacionamento,relacionamento_equipe,nome_equipe,nome_colaborador FROM relacionamento
JOIN colaborador ON id_colaborador=colaborador_relacionamento
JOIN equipe ON id_equipe = equipe_relacionamento
where id_equipe=1

Beleza tou relacionando tou conseguindo mostrar o nome da galera.

Se essa informações de colaboradores vier no formado JSON, como vou relacionar com os ids que ta vindo do meu BD da minha aplicacao ?

Alguma orientação ?

Consigo utilizar uma api em uma aplicaçao PHP? Com autenticação é mais simples para essa linguagem JWT? Ou só vou conseguir consumir essa API através de um framework ?