4
respostas

Apenas uma sugestão de didática

Olá pessoal,

Gostaria de sugerir apenas uma melhoria de didática quanto a esse exercício. Pra quem está vindo do zero e não tem nenhuma proximidade com o assunto fora esse próprio curso da Alura ou, ainda, tem alguma limitação lógica, fica extremamente difícil de entender o funcionamento do proposto sem que o professor tenha dado um exemplo semelhante antes.

Por exemplo, nunca foi mencionado antes dessa aula que é possível (e às vezes necessário) criar uma condição if dentro de um else e novamente um else seguido dessa segunda condição if "interior". Outra coisa que não foi feita também é um exercício de múltipla escolha que mostre uma situação parecida com essa para que então o aluno possa tentar resolver sozinho.

Para se ter uma ideia, preferi ir atrás de uma resposta sem solução no fórum ao invés da já disponibilizada pelo professor para não ter tudo respondido já e, lendo a resposta, fui fazendo tentativa e erro até esgotar. Fora isso, se não fosse o conhecimento em inglês do "break" também dificilmente poderia ter pensado que o parâmetro tentativaAtual poderia receber um valor diferente do máximo estipulado para causar exatamente o mesmo resultado.

Até esse módulo, estava achando as aulas bem práticas e com uma didática condizente com a evolução, mas essa quebra completamente a imersão e desenvolvimento o que, além de poder frustrar alguns alunos, pode também causar desistência (que não será meu caso, pois estou determinado a seguir a profissão).

Apenas um feedback honesto, abraços!

EDIT: avançando nas aulas, notei que esse feedback acontece exatamente na aula 15, a qual o professor Flávio ensina como fazer o exercício, logo, acredito que seja apenas uma questão de reestruturação dos vídeos e módulos.

4 respostas

Concordo! Tive a mesma sensação com esse exercício.

Concordo!

Olá!

Eu também parei (literalmente) nesse exercício por dias antes de procurar as respostas, pois não queria desistir de tentar. Sei que é apenas um exercício, mas foi muito ruim pensar que se colocaram ele aqui é porque eu TENHO QUE SABER resolver! E ainda assim não consegui.

A frustração foi grande e cresceu ainda mais quando na resposta do professor (quando finalmente a abri) tinha ao final a mensagem "Isso nem chega perto da complexidade de criar um sistema de autenticação (login de usuários) (...)". Na verdade eu sabia disso, sobre a complexidade de um sistema real e sobre esse ser um exercício simples e sobre eu ainda estar apenas querendo começar a abrir os olhos no mundo da programação, mas naquele momento não precisava desse comentário.

Se a ideia é começar a separar os desistentes dos persistentes, talvez tenha dado certo, porque acho que esse tipo de situação pode, sim, levar um aluno um pouco menos confiante, um pouco mais inseguro à desistência. Não funcionou comigo, mas o balde de água fria serviu pra me deixar mais atenta e mostrar que preciso estudar mais.

Se mais alguém se sentiu como eu, vamos em frente, pessoal! Vamos aprender o que deu errado aqui e guardar a lição na mochila para usar ali na frente.

Vamos lá fazer a uma limonada!

Abraços!

Concordo plenamente com o disposto nesse tópico!! Porém acredito que por isso que é um desafio...