1
resposta

Apenas uma duvida sobre a arquitetura do app

Vemos que no método adiciona temos a validação tanto para a data, quanto para o nome como segue no print do código: Código da validação no método adiciona

Porém lendo mais atentamente ao código não seria correto fazer essa validação também no método altera, haja vista que ao alterar por não haver validação poderia ser colocado um nome no campo cliente diferente do pedido no método altera, isso não se tornaria uma falha no código? Código método altera

1 resposta

Olá Everton, tudo bem?

Sim, seria necessário implementar uma verificação na função altera() também e sim, isso seria uma baita falha no código, mas leva em conta que isso é só um curso introdutório e que o foco da aula não era esse. Mais pra frente, em cursos futuros, você aprenderá a desenvolver APIs escaláveis, reais, pensadas realmente em boas práticas em outros fatores de segurança. Mas caso queira colocar seus conhecimentos à prova desde já, é até recomendado que você pegue esse projeto e implemente melhorias nele. Eu mesmo, fiz esse curso ontem e passei umas 6 horas só tentando melhorar algumas funcionalidades e confesso que aprendi um bocado.

Caso queira olhar, aqui está o link do meu projeto no github: https://github.com/AbraaoFMe/agenda-petshop-API

As minhas mudanças se resumem à implementar aquele padrão de resposta que foi abordado nas últimas aulas, mas em todas as rotas da minha API.

Espero ter ajudado, bons estudos!