Tenho meus contras em ir para o Cordova logo de cara pra quem está começando, a barreira de aprender lógica é a mesma para os dois pontos, mas há outros que precisam ser considerados.
Com Cordova, adicionamos, HTML, CSS e JS, e principalmente o JS é a parte onde mais a gente pega pesado e por mais que JS seja mais simples que Java para aprender inicialmente, leva algum tempo para se acostumar com a assincronia das coisas, sem contar nas evoluções do javascript que estão em alta. Mas ai, você pode argumentar, ah, ele pode ir para o Ionic, ou qualquer outra ferramenta e não notam que, estão passando para o cara aprender um framework antes mesmo da linguagem, o que não acontece no caso do Java.
No Java, você aprende o básico e já pode criar uma App funcional apenas aprendendo a API do Android, sem essa de se preocupar com HTML e CSS, a interface nativa não exige grandes conhecimentos, sem contar que no Android Studio ele pode arrastar alguns componentes na tela pra ter o resultado rápido.
A curva de aprendizado por ser um pouco maior no Java, porém a stack é muito menor, é Java + API Android, ao invés de HTML, CSS, JS + Web APIs e Android APIs.
É importante lembrar também que por mais que você utilize tecnologias web para construir apps, isso não tira da sua responsabilidade de saber o básico de como as coisas funcionam no Android, O que é activity, o que são ciclos de vida, como eles funcionam. Talvez isso seja mais forte no mundo dos transpiladores, mas não vejo por que não se saber isso utilizando Cordova ou Ionic.
Então pra mim temos duas situações: Cordova: curva menor, stack maior com muitas abstrações. Java, curva maior, stack menor, com menos abstrações.
Eu prefiro que ele vá para o Java, pois quando começar a precisar fazer algo web, ele não precisará aprender coisas completamente diferentes (no JS ele teria o node, mas ai já é outro universo, no Java, apenas aprenderia as APIs Web e um framework).
Nesta evolução, continuamos com as ideias, stack maior ou menor, abstrações maior ou menor e curvas maior e menor.