Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
23
respostas

Apenas um desabafo.

tenho 38 anos... sempre lutei ,trabalhei me virei nos 30 pra sobreviver e sempre tive vontade de fazer um app..pôs tenho varias ideias , mais como sabemos é muito caro, hoje estou tendo a oportunidade de começar esse curso online no Alura...percebi uma coisa: EITA NEGOCIO DIFÍCIL NA BIXIGA heheh calma...estou na primeira aula..vamos la que o bixo vai pegar.

23 respostas

Boa sorte, continue na luta...

Em breve lerei outro post seu... falando que venceu seus desafios!

POIS TU QUER!

Quando queremos nada nos segura.

Abraço

Parabéns Rômulo pela vontade e dedicação na realização do seu sonho. Não existe barreiras quando se tem vontade de chegar ao objetivo. Como nosso amigo Leonardo citou acima, em breve seus posts serão falando sobre o sucesso nos seus desafios.

Abraços e contem conosco.

Oi Rômulo,

Seja muito bem-vindo!

Que legal saber disso! Espero que a Alura te ajude na realização desse objetivo e que venham outros mais!

Bons estudos!!

Aê Rômulo! Fica tranquilo que quanto mais for estudando, mas as coisas vão ficando fáceis, é como andar de bicicleta, nos primeiros dias a gente cai algumas vezes, mas depois faz manobras, guia sem usar as mãos e faz muita doidera...

Parabéns e quando tiver mais coisas pra falar, sinta-se a vontade. Abraço!

Olá Romulo!

Eu sou uma das desenvolvedoras das apps da Alura... e passei por algo parecido. Eu trabalhava em outra área, onde me sentia bastante infeliz e sem motivação. Comecei outra faculdade, e tinha projetos semestrais, onde vi a oportunidade de aprender algo novo - e escolhi aprender a fazer aplicativos. No começo eu achei muito difícil, mas ao mesmo tempo desafiador. Gostei tanto e aprendi tantas coisas novas que resolvi mudar de profissão: tomei coragem, e entrei de cabeça. É difícil? Sim. Mas também extremamente gratificante! Você ver a aplicação funcionando, as pessoas usando e elogiando, não tem comparação. Hoje eu trabalho com algo que eu realmente gosto, que me motiva e me traz satisfação.

Siga em frente, pois você vai ver que esse mundo tem muuuuita coisa pra ser descoberta!

Bem vindo!

Valeu moçada...comecei ontem...e percebir que antes tinha que fazer o pre requisito que era o iniciação em java...agora to apanhando...que programa eu baixo...ou ja tem no windows 10 pra fazer as copilação do java...to mais perdido que cego em tiroteio ...pq nao sei oq usar pra escrever os comandos.

Rômulo,

Sugestão, faz o curso de Java para você ter a base, senão vai ficar cada vez mais complicado. Os cursos com pré-requisitos não vão ensinar a base pois consideram que os alunos tenham os pré requisitos.

No Java você usa o Eclipse, no Android o Android Studio. Nenhum dos dois vem nativo no Windows. Mas você precisa ter a base de Java para programar em Android.. Faz o outro curso primeiro, ao menos para não ficar tão perdido.

Qualquer dúvida, estamos aqui!

Tais amore...que curso você me indica...vou por você.

Opa Rômulo, caso você esteja no começo começo mesmo dessa área, você precisa antes de mais nada fazer os dois cursos de lógica de programação lá na carreira de iniciante em programação.

https://cursos.alura.com.br/career/iniciante-em-logica-de-programacao

Depois dessa carreira, pode ir para a de iniciante em java: https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-java-junior

pra ai sim, você poder ir para a de Android: https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-android

É bastante coisa, mas é isso mesmo, você vai ver como seguindo esse passo a passo tudo fica mais fácil, os dois primeiros cursos vão abrir várias portas para o restante! Bons estudos!

Oi Romulo!

Desculpa a demora, mas eu iria sugerir algo parecido com o que o Wanderson falou.

O "mundo ideal" seria você fazer exatamente como ele disse, carreira por carreira. Mas não quero que você desanime, pois vi que você quer mesmo é ir mexer com o aplicativo, certo? Então vamos lá.

Você deve primeiro aprender Orientação a Objetos. Essa parte é MUITO importante. Muitas vezes as pessoas conhecem bem a linguagem mas pecam na orientação a objetos e seus códigos se tornam ruins. Sendo assim, lá na carreira de Orientação a Objetos, eu faria pelo menos os cursos Lógica de Programação I e Lógica de Programação II.

Se ajudar, eu tenho um aplicativo na GooglePlay chamado Mure que ajuda a estudar e compreender os conceitos de Orientação a Objetos ;)

Em seguida, você deve aprender Java, que é a linguagem usada no Android. Na carreira de Java, eu faria os cursos JavaI, JavaII e JavaIII.

Aí sim você parte para aprender Android. \o/

Como você viu, existem conceitos importantes que você precisa aprender antes de mexer com o Android. Orientação a Objetos, a linguagem Java, as boas práticas.. tudo isso é de suma importância, pois quando for para mobile, você terá bastante coisa a aprender sobre a API e as particularidades de desenvolver para um dispositivo móvel.

Se puder, faça todos os cursos como o Wanderson sabiamente indicou. Mas se a ansiedade for maior, faça pelo menos o que eu citei, para você ter uma base e um melhor aproveitamento do seu aprendizado. Entretanto, depois, termine as carreiras e aprenda o máximo possível. ;)

Não desista e lembre-se que o que você precisar, nós estamos aqui para ajudar!

Bons estudos!!

Pessoal, será que se ele mexer com Cordova não seria uma boa ideia? Obviamente fazendo os pre-requisitos (carreira de iniciante) e ja faz algo utilizável.

Só acho.

Concordo com o Leonardo. Talvez ele tenha um retorno mais rápido dessa forma (utilizando Cordova).

Mas, claro, depende também do tipo de aplicativo que ele quer criar.

Então Carlos...

Também pensei nesta questão do TIPO de aplicativo que deseja criar. Mas a questão já é ver algo funcional. Dessa forma quando ele desejar certo tipo de coisa ele verá que precisa fazer tudo o que falaram (Java). Então a vontade de aprender Java se mostrará necessária e até mais proveitoso um curso ja tendo uma base funcional.

Seria como o seguinte: ele deseja voar. Então vê pessoas com paraquedas e paragliders. Então ele pode fazer várias coisas. O que a galera está indicando é ir direto ao curso de salto em que pode saltar sem mesmo instrutor. O que propus foi ele fazer um salto duplo (equivalente à usar um app - e isso ele ja fez). Gostando (e ele gostou) ele poderia fazer um curso basico e ir subindo de cursos. Então ja sentiria os ares. Se for de paraquedas pode fazer um que salta com fita pois ele ja experimenta a sensação de navegar, e vai saltando até poder saltar sem fita mas com instrutor até o largar e poder saltar sozinho. O tipo aqui se equivaleria a somente navegar (paraglider) ou queda livre e depois navegar (paraquedas).

No fim das contas, a experiência da entrega gradativa (atual nos microservices em detrimento do monolito) também é algo que podemos adequar às pessoas que no futuro farão as entregas, ou seja, nas pessoas que vao vendo algo 'entregável' desde o inicio e vao melhorando a tecnologia empregada (em comparação com novas features nos App's).

Bem, é soh uma opinião a mais. Acho válida essa troca de ideias pois cada pessoa é uma com seu próprio universo. Há quem prefira pegar tudo que se pode saber para depois executar. Vai também de como Rômulo pensa e quer.

No mais, estou amando conhecer pessoas e opiniões/realidades distintas.

Grande abraço irmãos.

Tenho meus contras em ir para o Cordova logo de cara pra quem está começando, a barreira de aprender lógica é a mesma para os dois pontos, mas há outros que precisam ser considerados.

Com Cordova, adicionamos, HTML, CSS e JS, e principalmente o JS é a parte onde mais a gente pega pesado e por mais que JS seja mais simples que Java para aprender inicialmente, leva algum tempo para se acostumar com a assincronia das coisas, sem contar nas evoluções do javascript que estão em alta. Mas ai, você pode argumentar, ah, ele pode ir para o Ionic, ou qualquer outra ferramenta e não notam que, estão passando para o cara aprender um framework antes mesmo da linguagem, o que não acontece no caso do Java.

No Java, você aprende o básico e já pode criar uma App funcional apenas aprendendo a API do Android, sem essa de se preocupar com HTML e CSS, a interface nativa não exige grandes conhecimentos, sem contar que no Android Studio ele pode arrastar alguns componentes na tela pra ter o resultado rápido.

A curva de aprendizado por ser um pouco maior no Java, porém a stack é muito menor, é Java + API Android, ao invés de HTML, CSS, JS + Web APIs e Android APIs.

É importante lembrar também que por mais que você utilize tecnologias web para construir apps, isso não tira da sua responsabilidade de saber o básico de como as coisas funcionam no Android, O que é activity, o que são ciclos de vida, como eles funcionam. Talvez isso seja mais forte no mundo dos transpiladores, mas não vejo por que não se saber isso utilizando Cordova ou Ionic.

Então pra mim temos duas situações: Cordova: curva menor, stack maior com muitas abstrações. Java, curva maior, stack menor, com menos abstrações.

Eu prefiro que ele vá para o Java, pois quando começar a precisar fazer algo web, ele não precisará aprender coisas completamente diferentes (no JS ele teria o node, mas ai já é outro universo, no Java, apenas aprenderia as APIs Web e um framework).

Nesta evolução, continuamos com as ideias, stack maior ou menor, abstrações maior ou menor e curvas maior e menor.

Ola! Penso parecido com o Wanderson. Ele precisa de uma base, começando com a Orientação a Objetos. No Android ele vai precisar basicamente de Java (que é orientação a objetos pura) e xml, mas em plataformas híbridas ele vai precisar aprender oooooutras linguagens.

Particularmente, eu gosto do desenvolvimento nativo, por aprender as particularidades e desafios de cada plataforma e de seus usuários.

O híbrido é legal? Sim. Você programa uma vez só para os dois mundos, mas a meu ver é como se você estivesse fazendo só mais um produto web, e não um mobile especificamente, entende? E mesmo no híbrido eu sinceramente acho útil o conhecimento nativo.. Muitos bugs são específicos de determinada plataforma, e para solucioná-los é necessário um conhecimento nativo.

Obviamente, depende dele. Mas acho que se quer ter a experiência de conhecer o mundo mobile e suas particularidades, eu começaria no Android mesmo, ate pq o java é mais simples. Ai depois ele pode partir para o híbrido, aprender, conhecer e escolher por qual plataforma ele vai desenvolver.

Aprender um framework antes da linguagem pode ser algo 'destrutivo' mesmo Wanderson. Gera um conforto que poucos depois o quebram. Concordo contigo.

Ainda é algo que vai muito de pessoa para pessoa, pois usar frameworks serve para ter algo funcional. O mesmo seria usar um Materialize, um Bootstrap em detrimento de ser avançado em CSS (por exemplo).

Mas venhamos e convenhamos, demorar MUITO tempo para ver algo funcional é algo que aguça a ansiedade hehehe. Ainda mais num tempo em que ser ansioso é quase "padrão social". Sorte de quem ja programava antes dos smartphones existirem - risos.

Achei interessante, Wanderson, seu comparativo de curvas versus stack

Inclusive, sem perceber, ja começamos a entrar na discussão de Native versus Progressive Web App.

Aquela velha história de quem baixa, usa uma vez e larga. Aqueles apps para algo que uma funçãozinha web ajudaria ai o cara baixa 65Mb ao passo que poderia usar no max 5Mb e ainda assim se a funcionalidade precisar do framework.

Lógico que tudo isto muda dependendo de: "pra que a pessoa quer um App". Assim, o TIPO de App faz com que se escolha ser nativo ou não.

(Aproveitando o ensejo, como temos ai na conversa pessoal do cast Alura).

Que tal colocar aninhamento de posts? Ao invés da lista ficar extensa, eu poderia ter comentado "abaixo" das msgs que eu desejei comentar.

A interface também, ao meu ver, ocupa muito espaço de tela. Talvez diminuir um pouco a fonte ajudaria. Pensar na interface de aninhamento um pouco diferente do padrão vertical. Posso ajudar nisso.

Abraço

Eu agora prefiro parar esse tópico por aqui, sem querer a gente acabou introduzindo uma série de palavrinhas misteriosas para o Jovem que só pediu um direcionamento de que cursos deveria fazer para conseguir construir seu App. Isso pode acabar tornando ainda mais complexa a decisão de qual caminho tomar.

Então, Rômulo, faça os cursos como eu e a Thais indicamos, essa é a minha recomendação, eu e ela acabamos recomendando praticamente a mesma coisa. Meu caminho é um pouco mais longo, mas você vai acabar passando por ele de qualquer forma, seja antes, durante ou depois de ter sua App.

Concordo com você Leonardo que provavelmente a gente entraria nesse assunto, mas isso é conversa para daqui a mais um tempo. O importante agora é ter esse start do nosso colega na area. Que ele crie seus aplicativos "Feliz e Contente" (roubando a frase do Guilherme aqui :) )

O restante é interessante você olhar depois que já estiver mais a vontade com tudo isso que viu nos cursos indicados.

Olá Rômulo, gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência com o aprendizado da programação mobile.Mesmo sendo bacharel em Ciências da Computação e já visto Java, lógica de programação, entre outros, só me senti a vontade de entrar no mundo do desenvolvimento de apps após fazer os cursos Wanderson citou. Eu até tentei fazer o curso Android Studio, mas sempre aparece um erro, mesmo seguindo a risca as orientações do instrutor e ajuda do fórum, mas não estou aqui para desanimar, apenas para falar que neste mundo de programador/desenvolvedor/analista nunca paramos de aprender coisas novas. Fiquei fan da Alura, pois tem tudo que eu gosto - TECNOLOGIA! Abraços e com foco e estudo o sucesso é garantido.

Wanderson leu meu pensamento. :D (complicar ao invés de ajudar).

Como Felipe, sou "aluraFan". Tecnologia pra mim é algo viciante.

Abraço a todos!

solução!

Oi Felipe, oi Leo! Tudo bom? Vou te falar uma coisa, mesmo que me ache meio maluca: eu adoro bugs! Quando o código roda de primeira, você passa pra frente. Quando dá erro, você se aprofunda no trecho e no conceito aprendido.

Me baseio nos ensinamentos de Thomas Edson, que ao ser indagado sobre errar mil vezes ao fazer a lampada, respondeu: “Eu não errei mil vezes, eu aprendi mil formas de como não se fazer uma lâmpada”.

É mesma coisa com código. Errem e aprendam, não tem coisa mais gostosa do que achar o motivo e solucionar um problema desconhecido!

Romulo, escolha o que for melhor para você, o que sua ansiedade e seu desejo de aprender quiser fazer.

Não desistam e contem conosco!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software