Olá
Analisando seu código:
public class ControlaJogador : MonoBehaviour {
public float Velocidade = 10;
Vector3 direcao;
void Update () {
float eixoX = Input.GetAxis("Horizontal");
float eixoZ = Input.GetAxis("Vertical");
direcao = new Vector3(eixoX, 0, eixoZ);
if(direcao != Vector3.zero)
{
GetComponent<Animator>().SetBool("Movendo", true);
}
else
{
GetComponent<Animator>().SetBool("Movendo", false);
}
}
void FixedUpdate()
{
GetComponent<Rigidbody>().MovePosition
(GetComponent<Rigidbody>().position +
(direcao * Velocidade * Time.deltaTime));
}
}
Aparentemente, o código parece estar configurado para mover o jogador com base nas entradas do teclado, controlando a animação de movimento enquanto o jogador se move. Vamos verificar algumas coisas que podem estar causando o problema.
Verifique os eixos de entrada:
Certifique-se de que os eixos de entrada "Horizontal" e "Vertical" estejam configurados corretamente no Unity. Eles devem corresponder às teclas que você deseja usar para mover o jogador. Você pode verificar isso no menu "Edit" > "Project Settings" > "Input Manager."
Verifique o componente Rigidbody:
Certifique-se de que o objeto ao qual este script está anexado tenha um componente Rigidbody
. O Rigidbody
é necessário para aplicar física ao objeto e permitir seu movimento.
Verifique a velocidade:
Certifique-se de que a variável Velocidade
tenha um valor maior que zero. Um valor muito baixo pode fazer com que o jogador se mova muito lentamente e pareça não se mover.
Verifique a Animação:
Certifique-se de que a animação "Movendo" esteja configurada corretamente no seu modelo 3D ou personagem. Se não estiver configurada corretamente, a animação pode não ser ativada ou desativada corretamente, o que afetaria a representação visual do movimento.
Verifique o uso do FixedUpdate:
No Unity, a movimentação física deve ser tratada no método FixedUpdate
para garantir uma atualização consistente e suave. Verifique se você está usando corretamente o FixedUpdate
para mover o jogador. Certifique-se de que o tempo entre chamadas de FixedUpdate
seja constante.
Aqui está uma versão ligeiramente modificada do seu código com alguns comentários explicativos:
public class ControlaJogador : MonoBehaviour {
public float Velocidade = 10;
Vector3 direcao;
void Update () {
// Captura os inputs do teclado no método Update
float eixoX = Input.GetAxis("Horizontal");
float eixoZ = Input.GetAxis("Vertical");
direcao = new Vector3(eixoX, 0, eixoZ);
// Define a animação com base na direção do movimento
if(direcao != Vector3.zero)
{
GetComponent<Animator>().SetBool("Movendo", true);
}
else
{
GetComponent<Animator>().SetBool("Movendo", false);
}
}
void FixedUpdate()
{
// Move o jogador usando o Rigidbody no método FixedUpdate
GetComponent<Rigidbody>().MovePosition(GetComponent<Rigidbody>().position + direcao * Velocidade * Time.fixedDeltaTime);
}
}
Agora, se você seguiu todas essas verificações e o problema persistir, é importante analisar outras partes do seu projeto, como a configuração do Unity e a interação com outros objetos no cenário. Às vezes, problemas de colisão ou configurações do terreno podem afetar o movimento do jogador.