Para qual tipo de projeto então o Waterfall seria mais eficiente? Em quais condições seria mais viável utilizá-lo?
Para qual tipo de projeto então o Waterfall seria mais eficiente? Em quais condições seria mais viável utilizá-lo?
Samia, tudo bom?
Agile se propõe a tratar problemas complexos, onde existe uma mudança constante e é necessário se adaptar a ela. Pensando no mundo hoje a maioria dos projetos tem sido assim, ou está migrando para isso.
Waterfall, ou os modelos tradicionais, são mais indicados para projetos que não tem esse tipo de mudança constante. Afinal você precisa saber de antemão tudo o que será feito antes de fazer. Um bom exemplo é a construção civil, e as engeharias em geral, onde temos um planejamento total no início (as plantas da casa) e depois a sua execução. Pense que ao fazer o alicerce isso será testado e aprovado. Após subir as paredes será testado, para ver se não tem parede torta, e aprovado. E assim por diante.
Olá ,
Concordo plenamente com o colega o modelo tradicional , waterfall seria mais indicado na construção civil . Já para outros casos, como T.I, Educação entre outros o Agile seria indicado . O importante será avaliar o grau de maturidade da empresa na implantação do Agile
Empresas que oferecem consultoria, também usam o método Waterfall? Pois eles definem um escopo do projeto e dificilmente vão entregar algo diferente, mesmo que encontrem muitas possibilidades no desenrolar das consultorias.
Erika, depende da consultoria. Algumas já conseguem rodar o Scrum com mais fluência, outras fingem que fazem Scrum para agradar o cliente.
A questão da entrega é uma mudança tanto da parte do cliente, quanto da parte da consultoria. Clientes mais "antenados" já sabem quem existe outra forma de gerar valor, e que ele muitas vezes ainda não sabe o que quer no início do projeto.
Ao contrário do que se pensa, o Ágil evita que o cliente no final tenha um projeto que não sirva pq ele pensou errado no início e entrega de forma incremental um sistema que é validado mais rapidamente pelo usuário.
Se o cliente não compra e endossa essa ideia não adianta rodar o Ágil, fica a consultoria enganando de um lado e o cliente insatisfeito do outro. Projetos Ágeis que não funcionam geralmente tem um desses problemas. O cliente tem que ter consciência que não sabe o que quer no início e por isso vai criando a cada Sprint. Ele vai ter uma visão do que quer, mas não necessariamente sabe exatamente o que quer com todos os detalhes.
Obrigada pela Resposta Ronald.