1
resposta

Ao tentar conectar à máquina virtual via SSH retorna o erro ssh: connect to host [endereço de ip] port 22: Permission denied

Ainda estou no início do curso, estou tentando conectar na máquina virual linux pelo CMD do Windows, conforme o vídeo "07 Acesso via SSH", mas quando coloco o comando ssh [usuario]@[ip da máquina] não chega a nem pedir senha ele retorna direto ssh: connect to host [ip da maquina] port 22: Permission denied e não consigo prosseguir, estou parado no conteúdo.

Exclui e recriei a máquina virtual diversas vezes e continua o mesmo erro.

1 resposta

Oi Vinicius! Tudo certo?

O erro "Permission denied" ao tentar conectar via SSH pode ser causado por alguns motivos comuns. Aqui estão algumas sugestões que podem te ajudar a resolver o problema:

1. Verifique as Configurações de Rede da VM:

• Certifique-se de que a sua máquina virtual está configurada para usar o modo "Bridge" na configuração de rede. Isso permitirá que ela receba um endereço IP na mesma faixa da sua rede local, o que é necessário para que você consiga acessá-la via SSH.
  2. Confirme o Endereço IP:

• Dentro da sua máquina virtual, execute o comando ip address para verificar o endereço IP atual. Certifique-se de que está usando esse IP ao tentar a conexão SSH.
  3. Permissões de Arquivo:

• Verifique se as permissões do diretório .ssh e do arquivo authorized_keys estão corretas. O diretório .ssh deve ter permissões 700 e o arquivo authorized_keys deve ter permissões 600.

Se após essas verificações o problema persistir, pode ser útil revisar os logs do SSH para mais informações. Você pode encontrar esses logs em /var/log/auth.log no seu sistema Linux.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.