2
respostas

Ao processar OLAPSucos, não criou banco de dados OLAP no SSMS

Segui todos os passos da aula Dimensão Fábrica e ao processar o projeto OLAPSucos, o banco de dados criado no SSMS não tem o ícone de banco de dados OLAP, e ao clicar com o botão direito sobre o banco criado, as opções que aparecem no Object Explorer são Connections, Tables e Roles. Não aparecem as opções Data Sources, Data Source Views, Cubes, Dimensions, Mining Structures, Roles, Assemblies nem Miscellaneous.

Alguém sabe me explicar por quê? Já refiz as aulas desde a criação do projeto OLAPSucos e sempre com o mesmo problema.

Agradeço qualquer ajuda!

2 respostas

Já descobri. Instalei o Analysis Service no modo Tabular, em vez de Multidimensional.

Tive que desinstalar o Analysis Service e instalar de novo, já que apenas alterar o parâmetro DeploymentMode no arquivo msmdsrv.ini de 2 para 0 não funciona. Percebi isso porque o ícone da instância no Object Explorer do Management Studio continuou uma tabela após a alteração, em vez de mudar para um cubo.

O problema passou a ser como desinstalar somente o Analysis Service, pois no instalador do SQL Server não tem essa opção.

A solução é por linha de comando. Na pasta onde está a mídia de instalação do SQL Server, digitar o comando:

setup.exe /ACTION=uninstall /FEATURES=AS /INSTANCENAME=<nome da instância>

Da mesma forma, para instalar somente o Analysis Service (e alterar para o modo Multidimensional), o comando é:

setup.exe /ACTION=install /FEATURES=AS /INSTANCENAME=<nome da instância>

Apenas como lembrete, após essa alteração será necessário alterar novamente o usuário padrão do Analysis Service (usuário de serviço) para o usuário que está logado na máquina.

Olá, Fernanda, tudo bem?

Desculpe pela demora em obter retorno.

Fico feliz que tenha encontrado a solução para o problema e agradeço por compartilhar a maneira como resolveu aqui no fórum. Isso poderá ajudar outros alunos que possam passar pela mesma dificuldade.

Fernanda, caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Abraços e até mais!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software