2
respostas

Ao instalar uma venv, não consegui ver os arquivos no VS Code

Boa tarde,

Ao instalar uma venv, não consegui ver os arquivos no VS Code. Assim que instalei na linha de comando, fui no VS Code tentar ver as pastas Include, Lib e Scripts, mas não consegui ver.

Fechei o VS Code e abri novamente e, novamente, não consegui ver.

O que devo fazer no VS Code para focar numa VENV instalada e trabalhar com ela, bem como se eu tiver outras 3 venvs (venv1, venv2 e venv3) como posso, no VS Code , ATIVAR cada uma delas para trabalhar de forma isolada?

2 respostas

Olá, Mauro!

Para visualizar as pastas de um ambiente virtual no VS Code, você precisa ter certeza de que o diretório de trabalho atual (a pasta que você abriu no VS Code) é o mesmo onde o ambiente virtual foi criado. Caso contrário, você não será capaz de ver as pastas Include, Lib e Scripts.

Agora, para ativar um ambiente virtual no VS Code, você pode fazer o seguinte:

  1. Abra o terminal integrado no VS Code (View > Terminal).
  2. No terminal, navegue até o diretório do ambiente virtual que você deseja ativar. Por exemplo, se você tem um ambiente virtual chamado venv1 no diretório C:\Users\SeuNome\Projetos, você pode usar o comando cd C:\Users\SeuNome\Projetos\venv1 para ir até lá.
  3. Uma vez no diretório correto, você pode ativar o ambiente virtual usando o comando .\Scripts\activate no Windows ou source bin/activate no Linux/Mac.

Repita esses passos para cada ambiente virtual que você deseja ativar. Lembre-se de que, para trabalhar em um ambiente virtual específico, você precisa ativá-lo primeiro.

Espero que isso resolva sua dúvida. Se ainda tiver problemas, pode ser útil verificar a documentação do VS Code sobre ambientes virtuais Python: https://code.visualstudio.com/docs/python/environments

Bons estudos!

Excelente explicação. Vou testar. Muito obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software