Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Ao executar o "npm install bootstrap", a aplicação não funcionou mais!

Boa noite Estava tudo indo muito bem, até chegar a instalação do "npm install bootstrap", fiz todo o processo conforme informado na aula, porém no meu arquivo não tinha o "webpack.mix.js". Foi então que tentei criar manual, porém, ao fazer isso, não funcionou como esperado. Peguei o backup disponibilizado na aula, e substitui os arquivos, desde então nada mais funcionou. Tentei instalar novamente o "npm install bootstrap", mas deu o seguinte erro:

**C:\Users\Ramon\controle-series>npm install bootstrap npm WARN deprecated querystring@0.2.0: The querystring API is considered Legacy. new code should use the URLSearchParams API instead.

added 760 packages, removed 11 packages, changed 10 packages, and audited 779 packages in 35s

84 packages are looking for funding run npm fund for details

6 vulnerabilities (4 high, 2 critical)

To address all issues, run: npm audit fix

Estou utilizando o Visual studio code 8.1.10 e o composer 2.5.2. Fico no aguardo.

9 respostas

Ramon, bom dia!

Seguinte se assim como eu você ta codando agora o laravel está na versão 9.5.1, e não utiliza mais o "mix" e sim o "vite", para realizar a configuração utilizando o vite segue link de outro tópico com um problema semelhante ao teu: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-duvida-vite-config-257454

obs: Ao abrir o link não olha a pergunta olhe a solução do problema! Ainda tem um detalhezinho! presta atenção: no passo 5 o Marco Antonio falou que era para colocar @import "~bootstrap/scss/bootstrap"; só que ao colocar assim na hora de dar o npm run dev dará erro, logo o código correto é esse: @import "../node_modules/bootstrap/scss/bootstrap";. No mais só seguir o passo a passo e correr pro abraço!

Esqueci de perguntar. Qual a versão do node que está instalada na tua máquina? para ver isso abre o teu terminal ou cmd e digita node --version depois npm --version. Caso esteja numa versão muito anterior a 16 pode ser algum conflito, lembrando que pela mensagem que você colocou aí não foi bem um erro, foi um warning, ele meio que ta te notificando dizendo o seguinte: olha cara tais querendo instalar umas coisas antigas na tua máquinas coisas "deprecated", que estão fora de uso, mas ele instalou o que você pediu! Mas você tem que se certificar de qual versão as coisas estão rodando na tua máquina. Exemplo: qual a versão do boostrap? para descobrir isso abre teu projeto e abre teu arquivo package.json e procura por boostrap que lá vai ter a versão que está instalada! Caso tudo esteja desatualizado minha recomentação é: Abre o terminal ou cmd, navega até a pasta do teu projeto, da um composer update, depois npm update, depois de rodar esses 2 verifica a versão que ficou o node e o npm. Conseguiu atualizar? show! agora roda o npm install bootstrap, ele vai instalar o bootstrap na versão 5.2.3. Como você consegue ver isso? olhando no arquivo package.json do teu projeto. Boa sorte

Boa tarde A versão do node é a 18.14.0, a versão do bootstrap é ^5.1.3. De qualquer forma, fiz o update conforme recomendado e segui os passos do outro tópico.

• composer update
  • npm update
  • npm install bootstrap

A versão do node continua a 18.14.0 e a versão do bootstrap foi para a que você mencionou, versão 5.2.3.

Porém, mesmo fazendo todos os passos, agora deu um outro erro, não sei se eu havia apagado ou alterado algo em algum arquivo e não estou conseguindo identificar.

Aqui o Laravel concluido: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Mas assim que rodo o servidor e tento estrar na página de teste, dá esse erro: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

faltou executar o npm run dev. tens discord?

Eu rodei. Até tenho, mas estou sem microfone.

é pra tu compartilhar a tela e mostrar o código pra eu entender mais de perto. Porque eu fiz exatamente esse passo a passo que lhe mandei e ta aqui meu projeto rodando saca? to na sala de estudos do canal backend ou se preferir tu upa esse teu código pro git hub coloca ai o link do repositório que eu tento te ajudar melhor.

Boa noite Segue link do github com o projeto até o momento. Obrigado por todo apoio.

https://github.com/ramonsilveira/controle-series.git

solução!

Boa noite Ramon. Veja só eu não sei se faltou subir algum arquivo, mas aqui pra mim quando baixei teu projeto e coloquei para rodar na minha máquina deu um erro diferente do teu. Para mim eu erro 500, ai tem uma pasta dentro do projeto chamada storage > logs > laravel.log. Nesse caminho ficam os logs de erro que o laravel grava, abri o laravel log e o erro que apareceu para mim foi: No application encryption key has been specified. at

Verifiquei que seu projeto não tinha o arquivo .env: Para solucionar isso eu peguei o .env.example gerei uma cópia parei o servidor e executei o seguinte comando: php artisan key:generate. Esse comando gera a chave de segurança da sua aplicação sem ele o laravel não funciona blz? gerei a chave mandei o servidor executar de novo com o php artisan run serve e pronto está funcionando conforme figura abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Aí problema resolvido? mais ou menos, o teu projeto ta configurado para usar o mix que utiliza aquele arquivo webpack que o professor ensinou e não o vite, por isso que quando tu tenta executar a roda de teste apresenta o erro que você printou pra mim, para resolver esse erro remova essa linha que ta lá: @vite(['resources/js/app.js']). Pronto! O teu projeto nem o vite tem, não vai pegar nunca assim saca? Para ver o que está instalado no teu projeto abra o package.json. O teu ta todo configurado para usar o mix o meu está todo configurado para usar o vite. Abaixo segue meu package.json. OBS: não estou dizendo que é para você fazer igual ao meu ok? só falando que um projeto está diferente do outro. Conseguiu instalar o bootstrap? show! venceu rsrsrs saca? Boa sorte nos teus estudos e qualquer dúvida que eu puder ajudar estou por aqui

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Bom dia Dos arquivos que tinha, subiu todos, provavelmente eu devo ter apagado o arquivo .env: sem perceber. Muito obrigado pela a ajuda e explicação detalhada, estarei analisando os pontos levantados e ajustando.