4
respostas

antagonico

C omo ser flexivel com regras rígidas a serem seguidas...

4 respostas

Olá wanderlucia,

a ideia da flexibilidade mesmo havendo algumas "regras" vem justamente do fato que o Scrum ser um framework. Isso significa que o Scrum Guide nunca falará "como fazer" o Scrum, ou seja, como conduzir as reuniões, construir o time, priorizar as histórias, etc. Um framework apenas diz "o que" você precisa fazer no Scrum, estas são as "regras". Falando em forma de programação, na orientação a objetos o Scrum seria uma interface, mas ele não te fornece a classe que implementa a interface, é papel da empresa e do time de criar esta classe.

Isso que traz flexibilidade ou adaptabilidade, que a comunidade ágil gosta bastante de falar. Pois você consegue pegar o que o Scrum fala que você precisa fazer, mas como você faz é feito em cima do seu contexto.

Além disso, no próprio framework do Scrum ajuda muito na questão da flexibilidade colocando a cerimônia da retrospectiva, que permite ao time ir adaptando seu trabalho para a sua própria realidade ao longo do tempo. Afinal, a maior parte da adaptações não surgem logo no começo, ela vai ocorrendo ao longo do tempo conforme as pessoas notam o que pode/precisa ser melhorado.

Ola Wanderlucia... Toda metodologia, técnica, framework etc.. possui suas particularidades que as caracterizam e determinam uma maneira de trabalho. No Scrum, apesar de existirem tais características que o identificam e direcionam os trabalhos, a flexibilidade é alcançada durantes as reuniões que compõem a metodologia : Sprint Planning Meeting, Daily Scrum, Sprint Review Meeting, Sprint Retrospective - onde a equipe pode expor os problemas, compartilhar conhecimento e sugerir adequações. Creio que dessa forma, mesmo tendo uma estrutura rígida como você diz, não se exclui a capacidade de flexibilização dos trabalhos.

Estou de acordo com os dois! Já estou adaptando para a vida a metodologia ágil , pra mim já é uma filosofia de vida! Palavras chaves Adaptabilidade e flexibilidade!

Boa Tarde!

A flexibilidade está relacionada a Regras e Princípios que são possíveis aplicar de várias formas.

Att.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software