Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Ant não é reconhecido como comando interno

Bom dia,

Quando digito ant -version, é exibida essa mensagem abaixo:

C:\Users\Marcella Alves>ant -version 'ant' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

O que pode ser?

6 respostas

Felix,

Faz um tempo que não uso ant, mas me parece que está faltando colocar ele nas variáveis de ambiente:

Cria uma variável chamada ANT_HOME e aponta para o diretório que foi descompactado. Depois coloca o %ANT_HOME\bin;% na variável PATH.

Você pode testar a variável digitando no seu executar: %ANT_HOME%

Se abrir o diretório quer dizer que está funcionando, ai é so colocar no path.

Tenta ai e fala o resultado.

Abraço

A variável está nesse diretório: C:\ant\apache-ant-1.8.2

No path, eu coloquei como está sendo explicado na aula e como você falou:

Na aula: ;%JAVA_HOME%\bin;%ANT_HOME%\bin O que você me passou: %ANT_HOME\bin;%

No cmd: Pasta de C:\ant

01/11/2017 11:51

. 01/11/2017 11:51 .. 01/11/2017 10:16 apache-ant-1.8.2 0 arquivo(s) 0 bytes 3 pasta(s) 746.369.781.760 bytes disponíveis

Mas ele continua não reconhecendo:

C:\ant>ant -version 'ant' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Cara faz um teste ai:

Abre o executar e digita: %ANT_HOME%\bin

O que acontece? Se ele der comando não encontrado. Cola o conteúdo da sua variável path e ant_home aqui.

ERRATA: Eu digitei errado na primeira resposta. O correto seria: %ANT_HOME%\bin;

Eu executei e ele exibiu a seguinte mensagem:

O windows não pode encontrar 'C:\ant\apache-ant-1.8.2\bin;'. Certifique-se de que nome foi digitado corretamente e tente novamente.

Variável path: %ANT_HOME%\bin; Variável ANT-HOME: C:\ant\apache-ant-1.8.2

solução!

Ok, as variáveis estão certas.

Agora faz o seguinte, vai no cmd e digita o comando:

C:\ant\apache-ant-1.8.2\bin\ant

Qual o resultado?

Se ele der comando não encontrado, seu arquivo ant não está nesse diretório ou o diretório não existe. Confirmar se você consegue ver ele nesse diretório.

Obrigada amigo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software