Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Ansiedade e Foco

Pessoal tudo bem ?

Sofro um pouquinho com ansiedade (na verdade bastante hahaha), gostaria de saber se a ansiedade atrapalha diretamente no foco / disciplina para realizar as tarefas do dia a dia,

3 respostas
solução!

Oi Julio!

Bem-vindo ao clube! :/ rs...

A ansiedade pode nos prejudicar sim no foco porque quando ficamos ansiosos simplesmente pensamos em tudo que pode (quem sabe um dia, talvez...) acontecer e não prestamos atenção no que temos que fazer hoje, agora.

Muitos fatores podem estimular nossa ansiedade: mudanças no contexto pessoal e/ou profissional, acesso a uma infinidade de informação e conteúdo, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e quando menos esperamos, lá estamos nós "viajando na babata".

Eu sei que não é simples e confesso que também sofro por ansiedade, mas minha sugestão é: ao perceber que a ansiedade está te dominando, para de fazer o que estiver fazendo e diga ou pense: isso que estou fazendo (ou pensando) vai resolver o que eu preciso fazer hoje? Se a resposta for não, reveja as coisas que você tem que fazer no dia e faça (GTD).

Às vezes nos preocupamos com coisas que vão acontecer: provas, reuniões com clientes e etc... Nesse caso a ação é a mesma: vou me preparar para fazer o meu melhor. E assim saímos da posição de refém da ansiedade.

Compartilho isso baseado na minha experiência de vida, hehe. Semana passada estava ansiosíssima para enfrentar a primeira semana de provas da nova graduação que comecei a fazer, ai quando já estava começando a ficar exausta de tanta preocupação pensei: Priscila, você já passou por duas faculdades, então não vai ser uma semana de provas do primeiro semestre que vai te atrapalhar. Cara, deu certo! Rs... Decidi confiar na minha memória e intuição e sobrevivi às provas.

Desculpa o textão, mas adoro falar sobre essas coisas porque acho que sempre podemos aprender com essas trocas de experiências.

Concordo que tudo que eu disse é muito subjetivo e está longe de ser uma teoria comprovada cientificamente, mas experimentei e deu certo. Ainda que empírico, me ajudou e espero que você consiga descobrir como lidar melhor com a ansiedade.

Qualquer coisa, estou por aqui :)

Priscila, tudo bem?

Em relação ao textão nao se preocupe, eu gosto de ler / ouvir as experiencias que as pessoas passaram, pois assim consigo tirar algum tipo de aproveitamento e aplicar em minha vida :D.

Pra ter ideia da situação, quando estou estudando ou trabalhando em algo que preciso me focar bastante, para que seja realizado a tarefa mais rápido possível, perco a concentração e começo a focar no copo de água e imagino nossa deve estar uma delicia kkkk, ou em um mosquito que esta voando próximo do monitor, começo a analisar o quão formoso é o seu voo kkkkk. Quando percebo meu foco se foi =/.

Irei utilizar as dicas que você deu \o/, qualquer novidade eu informo haha.

Sei que aqui nao é o canal para isto, mas um curso bacana seria sobre a ansiedade e como lidar com ela hahaha (Compreendo que cada um reage de uma forma, mas seria bacana um sobre isto).

Entendi Julio!

Poxa, curso sobre Ansiedade está no meu backlog, mas não tenho previsão ainda... Mas espero que em breve (a ansiosa falando, rs).

E é isso ai, foca no propósito: quando acordar pela manhã pensa em tudo o que você tem que fazer (crie listas para te ajudar) e no decorrer do dia vá zerando ela, ter um propósito claro te ajuda a evitar a ansiedade porque quando sabemos o que, quando e como precisamos fazer algo a gente não se distrai tanto.

Sucesso e boa sorte!