Por favor, poderiam me explicar a anotação @ResponseBody, eu não entendi esse lance de quando eu não quero navegar por uma página, como funciona essa anotação?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Por favor, poderiam me explicar a anotação @ResponseBody, eu não entendi esse lance de quando eu não quero navegar por uma página, como funciona essa anotação?
Uma API REST utiliza as anotações @ResponseBody e @RequestBody para indicar ao Spring que um recurso não será enviado ou recebido por meio de uma página da Web. Se os dados do seu recurso fossem enviados a partir dos campos de uma página Web (thymeleaf, por exemplo), você não poderia utilizar a anotação @RequestBody no parâmetro do seu método na classe Controller. Mas como uma API REST não utiliza conceito de páginas Web, usa-se estas anotações para o envio ou recebimento dos recursos. Para ficar mais claro, utilize o programa Postman. Através dele você poderá ver a diferença. Você envia e recebe os dados (em formato JSON) sem a necessidade de uma página Web.