7
respostas

Anos na zona de estresse pra desistir no final

Sempre gostei de música. Comecei a tocar violão com meus primos e tios. Depois, me encantei pelo piano e comecei a tocar de ouvido e a compor. Então, aos 13 anos comecei a estudar piano e teoria musical com uma professora particular da minha cidade e a paixão só fez crescer. Só que sempre tive muita facilidade com a parte teórica e a necessidade de muita repetição para que as músicas fossem executadas era algo bastante cansativo, então eu dizia que preferia estudar teoria e levei isso por muitos anos... Mas hoje percebo que era uma forma de evitar o estresse. Mais tarde, no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, minha professora de interpretação disse que seria melhor eu me dedicar um pouco mais ao piano e que deixasse um pouco de lado a composição e o violão. Isso, aliado ao fato de já ter uns 19 ou 20 anos e, nessa idade, normalmente os pianistas já estão muito à frente de onde me encontrava, era a desculpa que eu precisava para uma decisão da qual me arrependo um bocado até hoje: desisti de ser um pianista alegando não admitir abrir mão de compor ou estudar violão. Apenas outra forma de fugir e me manter na zona de conforto. Sei que existem outros fatores por trás dessa história toda, mas podemos ver aqui o quanto o autoconhecimento e uma boa orientação podem fazer a diferença na vida das pessoas.

7 respostas

Oi Alexandre.

Que belo resgate e ensinamento que você compartilhou. Espero que esteja tudo bem com as escolhas que você fez ao longo da sua trajetória. =)

Oi, Priscila!

Obrigado pelo comentário! Hoje eu descobri meu caminho! Depois de muitas outras escolhas que dariam margem a muitos posts como o anterior, hoje posso dizer que encontrei no Desenvolvimento Humano o rumo que faltava dar à minha vida! Fiz algumas formações em Coaching, Teen Coaching, Perfil Comportamental e hoje estou me especializando em Crenças Limitantes, pois quero me aprofundar na formação de crenças e sabotadores em crianças e adolescentes e trabalhar na prevenção e na resolução de questões decorrentes delas. Descobri que minha missão é evitar que mais jovens passem pelo que passei por falta de autoconhecimento, por falta de conhecimento de seus pais ou cuidadores, professores, etc. Trajetória corrigida! Minhas escolhas anteriores agora fazem parte de um acervo que acesso como fonte de aprendizagem! "D

Fantástico, Alexandre!

Imagina, é uma honra conhecer a sua trajetória. Compartilhamos da paixão pelo desenvolvimento humano, minha primeira formação foi em marketing, atuei muitos anos com mkt de serviços e depois fui para o digital (social media), mas costumo dizer que dos 4 Ps do mkt, pessoas sempre foi minha paixão.

Comecei a trabalhar na Alura criando conteúdos de mkt, fiz uma pós em neurociência aplicada à educação, de 4 disciplinas, 5 era relacionada com psicologia. Ai a chama reacendeu.... Terminei a especialização em dezembro de 2017 e fevereiro de 2018 estava na primeira aula do curso de Psicologia e nem acredito que já vou começar o 8 semestre... Em menos de 2 anos, se tudo der certo, me formo! \o/

A vida dá voltas, mas quando surge a oportunidade, precisamos agarrá-la! =D

Que legal, Priscila!

Quando fiz minha formação em Teen Coaching, o que mais me encantou foi justamente a parte de neurociência aplicada à educação, principalmente no que diz respeito ao aprendizado e à memória. Eu tenho pensado muito em fazer uma pós nessa área, mas hoje estou me especializando em crenças e confesso que é um caminho que me chama mais atenção justamente pelo meu histórico... Sinto que posso contribuir muito mais nessa área!

E parece que realmente compartilhamos dessa paixão por desenvolvimento humano! Inclusive, já me peguei pensando algumas vezes na possibilidade de estudar Psicologia! Quem sabe?

Partiu Psico, Alexandre! Hehe

Sou suspeita para falar, mas sério, eu sempre gostei, mas como consegui bolsa de estudos 100% em Marketing, e eu me dava bem na área, eu fui, mas cheguei na fase de poder focar no que gosto e estudar Psico é uma realização.

É bom demais quando conseguimos essa realização, né? Parabéns!!!

Para nós!! =)