Olá, Aldrin, tudo bem?
Peço desculpas pela demora no retorno.
Se deixássemos as informações de departamento juntamente com as informações do cliente, em uma única tabela, poderia ser sim mais fácil de identificar um erro nas informações, já que ao realizar um select
trazendo todos os campos, a informação seria também retornada.
Diferente de quando criamos uma tabela para departamento e outra tabela para funcionário, pois apenas a informação de número do departamento será apresentado na tabela de funcionários, porém, mesmo dessa forma, poderíamos não identificar o erro tão facilmente.
Levando em consideração os pontos levantados pelo instrutor, trazendo agora para o exemplo que você citou, caso fosse cadastrado um novo departamento, e a esse departamento já tivéssemos associado mais de 10 mil funcionários e identificassem que associamos o CPF do gerente errado, seria necessário realizar uma atualização nas 10 mil linhas.
Mas, caso as informações do departamento estejam em uma tabela separada das informações dos funcionários, como no exemplo do instrutor, a alteração seria realizada apenas em 1 linha da tabela de departamento, tornando assim a manutenção das tabelas do banco de dados bem mais eficiente e rápida.
Qualquer nova dúvida é só falar e bons estudos!