Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Animações e a Dislexia

Me bateu uma dúvida com relação a dislexia e o uso de animações na Web: Hoje em dia, os sites tem bastante animações que interagem com o usuário - exemplo das animações com o scroll - e não consegui descobri se essas animações seriam um desserviço as pessoas com dislexia.

Alguém tem algum link que fala sobre isso, ou alguma pesquisa sobre o assunto?

3 respostas
solução!

Olá Daiane, tudo bem ?

Muito interessante a sua pergunta.

Pesquisando encontrei alguns materiais mais genéricos, porém que valem a leitura. Tenho duas recomendações:

1. A Multimedia na Dislexia;
  2. Sistema de apoio à leitura e navegação em sites web para usuarios com dislexia.

No primeiro artigo científico, há o relato de experiência de produção de um protótipo de um recurso tecnológico voltado para crianças com dislexia. São diversos recurso, incluindo a animação. Eles desenvolveram o protótipo, testaram e avaliaram posteriormente junto ao público-alvo. Além disso, fazem considerações em relação aos prós e contras do uso de animações, bem como quando e como utilizar esse recurso.

No segundo, irá falar sobre algumas propriedades nas páginas da Web, incluindo a animação, se afetam negativamente ou não e organizaram algumas extensões que podem auxiliar as pessoas com dislexia a bloquearem esses recursos.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Olá Daiane, como vai?

Achei muito legal seu questionamento sobre o assunto e só complementando as indicações da Bia, você pode também dar uma olhada no livro Accessibility Handbook que tem vários conceitos muito bacanas sobre acessibilidade e trata também da questão da dislexia.

Bons estudos! =)

Gente, obrigada pelas indicações. Já baixei os artigos, e já comprei o livro, vou dá uma lida e depois retorno aqui o que eu achei.