Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Angular2: Erro no carregamento de modulos

Olá colegas,

Acompanhei a primeira aula do curso Angular 2, baixei o projeto da aula como recomendado. Mas após fazer todas as alterações e etc, o html não carrega corretamente alguns módulos, chequei o console do navegador e ele exibiu as seguintes informações de erro:

GET file:///home/tsuu/.cache/.fr-ZK83ga/alurapic/client/node_modules/bootstrap/dist/css/bootstrap.min.css net::ERR_FILE_NOT_FOUND
index.html:10 
GET file:///home/tsuu/.cache/.fr-ZK83ga/alurapic/client/node_modules/bootstrap/dist/css/bootstrap-theme.min.css net::ERR_FILE_NOT_FOUND
index.html:12 
GET file:///home/tsuu/.cache/.fr-ZK83ga/alurapic/client/node_modules/core-js/client/shim.min.js net::ERR_FILE_NOT_FOUND
index.html:14 
GET file:///home/tsuu/.cache/.fr-ZK83ga/alurapic/client/node_modules/zone.js/dist/zone.js net::ERR_FILE_NOT_FOUND
index.html:15 
GET file:///home/tsuu/.cache/.fr-ZK83ga/alurapic/client/node_modules/reflect-metadata/Reflect.js net::ERR_FILE_NOT_FOUND
index.html:16 
GET file:///home/tsuu/.cache/.fr-ZK83ga/alurapic/client/node_modules/systemjs/dist/system.src.js net::ERR_FILE_NOT_FOUND
index.html:18 
GET file:///home/tsuu/.cache/.fr-ZK83ga/alurapic/client/systemjs.config.js net::ERR_FILE_NOT_FOUND
index.html:20 Uncaught ReferenceError: System is not defined(…)

Alguém consegue me guiar para resolver estes problemas?

Muito obrigado!

6 respostas
solução!

Pode ficar tranquilo que zilhares de alunos passaram dessa parte sem problema algum. Inclusive é a primeira vez que vejo esse problema.

O que você fez exatamente? Baixou o arquivo do projeto do curso, descompactou e começou a criar os arquivos do curso dentro dele? É que a mensagem deixa claro que não há os arquivos do Angular em seu projeto, mas o arquivo zipado do projeto possui esses arquivos.

Qual é a estrutura do diretório que você tem?

O mais estranho é seu projeto esta rodando de uma pasta .cache.

//home/tsuu/.cache/.fr-ZK83ga/

Que pasta essa??? Esta usando uma máquina virtual? Se for, docker ou algo parecido, tem que rever sua infraestrutura. Baixei o projeto aqui e testei mais uma vez em três máquinas (Windows, Linux e OSX) e todas funcionaram.

Aguardo seu retorno (mas a pasta oculta dentro da pasta do usuário cache é algo para se investigar).

Flávio,

Primeiramente, obrigado pelo retorno.

Eu estou usando uma máquina virtual sim, via vmware. Mas com os outros projetos do Alura (inclusive do curso de angular 1) não teve este problema.

Copiei o projeto para a home do meu usuário, estranho ter aparecido este caminho.

Ah, um detalhe é que eu rodei o comando para rodar tanto a parte do client e server com o "npm start"

Flávio,

Depois de lutar lutar lutar, pra tentar arrumar este problema, eu desisti de tentar dar manutenção.

Apaguei a pasta, baixei novamente, e comecei do zero.

Acabou que cheguei no mesmo ponto novamente, mas desta vez percebi que o "compilador" da parte do client não estava atualizando automaticamente. Após matar o processo do npm start, e rodar novamente os arquivos foram compilados, e o WebApp subiu certinho.

O porquê dele não estar compilando automaticamente, ainda é um mistério pra mim.

Mas consegui prosseguir no curso!!

Obrigado pela ajuda :)

Muito estranha a mensagem, de alguma maneira a app Angular descobriu que você está por detrás de uma máquina virtual e mostrou o caminho completo e não o relativo da sua app.

Então, para descartarmos o seu ambiente virtual, tem como testar o projeto em seu OS host? Eu fico de mãos atacadas, porque os arquivos estão lá.

Por exemplo, vá até a pasta alurapic/client/node_modules/reflect-metadata/. Veja que há o arquivo Reflect.js. E na sua mensagem de erro, bizarramente diz que não existe.

Aliás, qual a versão do Node.js você esta usando?

Oi Guilherme, que bom que conseguiu. Sobre os arquivos não serem compilados, dá uma olhadinha aqui:

https://cursos.alura.com.br/course/angular2-parte1/task/21893

Há uma situação específica com alguns linux!