5
respostas

Angular - Conceito sobre Model

Bom dia gente ! Sempre ouço falar sobre o desenvolvimento MVC, fica claro pra mim o entendimento do que é o Controller e a View, mas o Model não está claro pra mim. Quando vejo as aplicações, não consigo identificar o Model com clareza, poderia me dar um exemplo real?

5 respostas

Oii Ricardo,

A model é a camada onde fica toda a lógica de negócio.

Geralmente essa separação fica mais perceptível quando temos uma aplicação grande (com muitas classes).

No Angular2 é possível criar uma camada de modelo usando o sistema de injeção de dependências e retirando a lógica de dentro do componente. Assim deixando o código mais fácil de manter e de entender pelo time de desenvolvedores.

Encontrei neste post uma maneira de exemplificar o uso de modelo com Angular2.

https://auth0.com/blog/angular-2-series-part-2-domain-models-and-dependency-injection/

Espero ter ajudado! Bons estudos!

abraços

Olá Ricardo, você conseguiu sanar sua dúvida? abraços

Olá Vanessa, tudo bem contigo?

Eu estou aprendendo Angular e uso a versão 1.3.

Ainda tenho dúvidas, porque vejo pessoas falando de regras no Controller e falam de regras também no Model ;;;

Quando eu tenho algo como: app.controller('ProdutosController') - eu sei que isso é um Controller...

Já com o model eu não tenho algo como: app.model('FuncionariosModel') pra entender de fato que estou em um model.

Espero ter sido claro. Obrigado Vanessa !

Ah sim! Agora entendi! Só pra tirar a ambiguidade. Quando falamos Angular estamos nos referindo a versão 2 em diante.Para se referir a versão 1, falamos AngularJS :)

Sabendo que vc está querendo entender melhor como funciona no AngularJS, vou passar sua dúvida para algum instrutor de AngularJS então ;)

Vanessa, ótima explicação de como funciona as coisas no Angular 2, agora o Ricardo já vai ter uma base legal para mexer com a ferramenta \o

Ricardo, o model é a parte de manipulação de dados que você faz quando mexe com o Angular. Tudo o que é informação que você manipula no controller ou na view é considerado model, ou modelagem de dados :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software