Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Android Studio não funciona/Não "se comunica" com o powershell ou prompt

Estou há dias tentando iniciar o curso de react native e não consigo passar da primeira aula. Já revirei o forum, instalei e desinstalei os programas várias vezes e não consigo de jeito nenhum resolver o problema.

No android Studio eu até consigo abrir o emulador, mas ele não recebe a informação do projeto Instalura.

O powershell e prompt ora aparenta funcionar, ora não, mas nunca conseguem buildar como é mostrado na aula. Segui o vídeo apresnetado em alguns dos foruns, com o passo a passo e nada de dar certo também.

Exclui algumas coisas e aumentei o espaço do HD e também não parece ter alterado nada.

Estou preocupado porque é o último mês de acesso e eu estou com medo de não conseguir aproveitar esses cursos de react native por esse motivo.

Segue abaixo a mensagem de erro. Essa foi no prompt.

C:\Users\55449\Desktop\Programação\Instalura\Instalura>react-native run-android
info Running jetifier to migrate libraries to AndroidX. You can disable it using "--no-jetifier" flag.
(node:8740) Warning: Accessing non-existent property 'padLevels' of module exports inside circular dependency
(Use `node --trace-warnings ...` to show where the warning was created)
Jetifier found 967 file(s) to forward-jetify. Using 8 workers...
info Starting JS server...
info Installing the app...
:ReactNative:Unexpected empty result of running '[node, C:\Users\55449\Desktop\Programação\Instalura\Instalura\node_modules\@react-native-community\cli\build\bin.js, config]' command.
:ReactNative:Running '[node, C:\Users\55449\Desktop\Programação\Instalura\Instalura\node_modules\@react-native-community\cli\build\bin.js, config]' command failed.

FAILURE: Build failed with an exception.

* Where:
Script 'C:\Users\55449\Desktop\Programa��o\Instalura\Instalura\node_modules\@react-native-community\cli-platform-android\native_modules.gradle' line: 195

* What went wrong:
A problem occurred evaluating script.
> node:internal/modules/cjs/loader:927  throw err;  ^Error: Cannot find module 'C:\Users\55449\Desktop\Programação\Instalura\Instalura\node_modules\@react-native-community\cli\build\bin.js'    at Function.Module._resolveFilename (node:internal/modules/cjs/loader:924:15)    at Function.Module._load (node:internal/modules/cjs/loader:769:27)    at Function.executeUserEntryPoint [as runMain] (node:internal/modules/run_main:76:12)    at node:internal/main/run_main_module:17:47 {  code: 'MODULE_NOT_FOUND',  requireStack: []}

* Try:
Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output. Run with --scan to get full insights.

* Get more help at https://help.gradle.org

BUILD FAILED in 1s

error Failed to install the app. Make sure you have the Android development environment set up: https://reactnative.dev/docs/environment-setup. Run CLI with --verbose flag for more details.
Error: Command failed: gradlew.bat app:installDebug -PreactNativeDevServerPort=8081
:ReactNative:Unexpected empty result of running '[node, C:\Users\55449\Desktop\Programação\Instalura\Instalura\node_modules\@react-native-community\cli\build\bin.js, config]' command.

C:\Users\55449\Desktop\Programação\Instalura\Instalura>
2 respostas
solução!

Alvarooo, vamos resolver então correndo isso para você poder assistir o curso :D.

Aparentemente é algum problema de instalação de dependências. Por favor, tente remover a pasta node_modules (delete mesmo) e execute o npm install. Recomendo utilizar o node na versão 14.16.0 LTS. É uma versão estável e bastante confiável. Caso não esteja com essa versão, você pode desinstalá-lo e instalar a 14.16.0 LTS e posteriormente após remover a node_modules do projeto e executar o npm install na pasta do projeto.

Caso mesmo assim não funcione, podemos testar se é algo do ambiente de desenvolvimento. Eu tenho um costume quando uma IDE engasga. Pulo para a próxima haha. Gosto muito de trabalhar com o intellij idea que é da mesma família do android studio. Recomendo tentar rodar o projeto através dele. Caso não saiba ao certo por onde começar, a jet brains que é a empresa que criou ele e o android studio fez um guia completaço. Você consegue encontrá-lo aqui:

https://www.jetbrains.com/help/idea/react-native.html

Por favor, mantenha o android studio instalado e todo o ambiente que você configurou android seguindo o guia do curso. Legal?

Caso nem seguindo o tutorial da jet brains utilizando o intellij você consiga dar build no projeto, podemos testar o VS Code. Não tem uma interface gráfica tão parecida com o android studio, mas, também é uma EXCELENTE IDE/Editor de texto.

Se tiver dificuldade em entender o fluxo de início para trabalhar com react native, recomendo assistir como material complementar de estudo o vídeo que fizemos falando sobre como começar com React Native .

Testa as dicas e me diz se conseguiu resolver e me retorne o mais rápido possível para conseguirmos resolver a sua questão, legal? É muito importante para nós que você consiga fazer o seu curso perfeitamente!

Um forte abraço e bom estudo! :)

Boa tarde, professor Leornardo Marinho.

Antes de mais nada, muito obrigado pela rapidez em responder e pela forma tão detalhada e de bom tom que apresentou as possíveis soluções.

Bom, eu apaguei a pasta node_modules do projeto. Em seguida eu verifiquei qual versão era meu node, o qual se tratava da versão 15.11.0. Então desinstalei e instalei a versão Node v14.16.0 (LTS). Ele atualizou o phyton no processo tbm. Então rodei o npm install. Foi quando vi essa frase: “This version of npm is compatible with lockfileVersion@1, but package-lock.json was generated for lockfileVersion@2. I'll try to do my best with it!”

Fiquei preocupado, mas parece que correu como o esperado.

Então abri o android studio. Emulei o smartphone. Escrevi o comando no powershell e deu o mesmo erro.

Fui para o passo seguinte, utilizar o intellij. Mas apareceu um vídeo de resumão do Enem com o Michael Jackson: “APRENDENDO COM MICHAEL JACKSON” https://www.facebook.com/watch/?v=1959181230765487 Hehe. Acho que estava na área de transferencia. Já fiz muito isso. Bom, peguei o texto do link e fiz a pesquisa e logo de cara não consegui. Mas então apaguei tudo, desinstalei todos os programas, instalei de novo conforme as instruções e finalmente deu certo. Aliás, excelente esse intellij, muito intuitivo.

Muitíssimo obrigado. Agora vou correr pra estudar. Abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software