Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Android Studio - Eu preciso salvar as informações na memória quando voltar telas!

Minha dúvida é a seguinte, no curso "Curso Android I: Crie sua App fantástica com Android Studio" - na Atividade 3 da Aula 5: "Passando dados entre Activities", o professor ensina como enviar alguns dados de uma tela pra outra sem precisar de Banco de Dados, o problema é que no exemplo que criei, fiz um sistema como o iFood, onde o usuário iria escolhendo seu pedido...

Logo, caso ele optasse por "Pizza Portuguesa", ele iria pra outra tela com essa informação e com o Nome dele que ele colocou logo na tela inicial do aplicativo, e na última tela ele teria como escolher a quantidade de "Pizza Portuguesa" ele queria.

Após isso, ele salvaria na memória (tudo usando o "putExtra"), mas quando no simulador eu volto a página, a informação não volta junto e se perde. Como posso fazer isso, sem usar Banco de Dados nesse exemplo?

2 respostas
solução!

Dário, tudo bem ?

Existem algumas abordagens.

1 - Você pode colocar as informações na sessão, assim como um sistema web, no android temos uma classe que representa a sessão do usuário que é a classe Application.

2 - Você pode invés de trabalhar com activities usar o conceito de fragments e deixar esse dado na própria activity para você sempre conseguir recuperar.

3 - Você armazenar as coisas na tela, mas o importante é que a activity não pode sair da memória, você tem o método onSavedInstanceState que você consegue armazenar o estado atual da tela e consegue recuperar no método onRestoreInstaceState

Espero ter ajudado.

Abraços

Entendi, li também suas respostas no post https://cursos.alura.com.br/forum/topico-salvar-o-aluno-em-memoria-sem-criar-o-banco-46095

E consegui entender bem! Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software