Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Android SDK

Boa noite ! segui o tutorial da aula de instalação do SDK para linux eu utilizo ubuntu; fiz o download do aquivo sdk : sdk-tools-linux-4333796.zip configurei o arquivo ~/.bashrc adicionando a linha :

export PATH=$PATH:/tools:/platform-tools:/build-tools

porém ao tentar executar o comando android sdk eu vejo o seguinte :

*************************************************************************
The "android" command is deprecated.
For manual SDK, AVD, and project management, please use Android Studio.
For command-line tools, use tools/bin/sdkmanager and tools/bin/avdmanager
*************************************************************************
Invalid or unsupported command "sdk"

Supported commands are:
android list target
android list avd
android list device
android create avd
android move avd
android delete avd
android list sdk
android update sdk

Sei que uma alternativa seria instalar o Android Studio mas eu gostaria de saber como configurar desta forma se minha dúvida já foi respondido me desculpe pois eu não encontrei no fórum. Obrigado!

2 respostas
solução!

Oi Léo, bom dia!

Como diz a mensagem acima, a sugestão para gerenciar os pacotes do Android SDK via linha de comando é o comando tools/bin/sdkmanager, cuja documentação está aqui. Você pode usar o comando acessando a pasta em que ele está <caminho_android_sdk>/tools/bin/sdkmanager ou pode incluir esse caminho na variável de ambiente PATH.

Olhando na documentação acima, em inglês, dá pra ver melhor como o comando funciona, mas para listar os pacotes já instalados e os disponíveis é

sdkmanager --list

e para instalar algum pacote na última versão, por exemplo o platform-tools, o comando é

sdkmanager "platform-tools"

Se quiser especificar a versão da API do pacote, por exemplo o platform-tools na API 26, basta chamar o comando dessa forma:

sdkmanager "platform-tools;android-26"

Se algo não funcionar, avisa aqui. :)

Oi Ana, Boa noite ! Obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software