Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Android parte I aula 5

Estou utilizando o Android Studio 4.0 fiz todos a codificação do projeto utilizando seguindo o vídeo e na hora que clica no botão salvar ele não redireciona para a view de listagem de alunos o app simplesmente fecha sem dar nenhum erro... eu descomentei a activity no AndroidManifest.xml e ainda assim esta dando esse erro, baixei o projeto concluído do instrutor da aula 5 e o projeto não roda mesmo assim queria saber qual é esse erro, visto também que as bibliotecas que o Android Studio usa é diferente da versão que o instrutor utiliza porém ele mesmo disse que não teria problema utilizar versões mais atuais da que ele utiliza, no caso o projeto da aula 5 quando baixa eu não consigo configurar e rodar ele no Android Studio

7 respostas

Oi Fellipe, tudo bem? Estou certo de que não deve ser um problema do Android Studio em si, você pode disponibilizar o seu projeto do jeito que está no GitHub para que eu possa testar e ver o que pode estar acontecendo?

Olá Wanderson vou subir meu projeto no github e te passo

Fico no aguardo :)

Segue o link do meu projeto no Git: https://github.com/fellipearakaki/cursoMobile

solução!

Oi Fellipe, tudo bem? O que está acontecendo é que quando você vai iniciar a activity da lista de alunos, você procura pelo listview, mas o Android não consegue encontrar a listview, por que não foi definido qual o arquivo de layout que deve ser carregado para aquela activity.

Antes de qualquer uso do findViewById dentro da activity, você deve se certificar se o método setContentView foi chamando informando o layout a ser carregado para a activity.

O setContentView da listagem não está definido, então, na hora de buscar a listview, ele retorna um nulo (por que não encontra) e quando você faz o setAdapter no objeto que está nulo, você acaba com o erro de NullPointerException.

Pra corrigir, basta colocar o setContentView no onCreate informando o layout correto, usando a classe R.

Oi Wanderson deu certo, muito obrigado!!!

Muito bom, lembra de marcar o post que te ajudou a resolver o problema como solução do tópico, por favor! Isso ajuda mais gente a encontrar a solução mais rapidamente. É só clicar em "marcar como solução".

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software