Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Android command is deprecated

Olá,

consegui instalar o sdk do android. Peguei o caminho "/Users/Renato/Library/Android/sdk" para adicionar na variável path seguindo os passos abaixo:

Android Studio > Preferences > Appearance & Behaviour > System Settings > Android SDK > Android SDK Location

Porém ainda assim aparecia o "android not found". Daí pesquisando um pouco mais, vi que são dois caminhos para adicionar:

"/Users/Renato/Library/Android/sdk/platform-tools"" "/Users/Renato/Library/Android/sdk/tools"

Ai rodei o comando da aula: "android sdk" e não apareceu mais o not found, mas deu o seguinte erro:

The "android" command is deprecated.
For manual SDK, AVD, and project management, please use Android Studio.
For command-line tools, use tools/bin/sdkmanager and tools/bin/avdmanager
Invalid or unsupported command "sdk"

Supported commands are:
android list target
android list avd
android list device
android create avd
android move avd
android delete avd
android list sdk
android update sdk

Onde estou errando? Preciso adicionar o "tools/bin/sdkmanager" e "tools/bin/avdmanager" no path também? Alguém pode me ajudar?

Desde já obrigado!

6 respostas

Olá!

Encontrei outra solução no fórum do curso: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-android-sdk-67823

Fiz algumas tentativas.

Primeira. Adicionei ao PATH:

<local>/tools
<local>tools/bin/sdkmanager
<local>tools/bin/avdmanager

Quando digito no terminal o sdkmanager ele não encontra (command not found).

Segunda. Adicionei ao PATH:

<local>/tools
<local>tools/bin

Daí, o comando sdkmanager é reconhecido no terminal, mas dá o seguinte erro:

Error: Could not find or load main class com.android.sdklib.tool.sdkmanager.SdkManagerCli
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: com.android.sdklib.tool.sdkmanager.SdkManagerCli

Alguém pode me ajudar?

Alguém?

Oi Renato, tudo bem? Que versão do Java você está usando?

Oi Wanderson! Tudo sim e você?! Rodei java -version e retornou:

java version "12.0.1" 2019-04-16
Java(TM) SE Runtime Environment (build 12.0.1+12)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 12.0.1+12, mixed mode, sharing)
solução!

Oi Renato, testei aqui e entendi melhor o o problema. Começa pelo fato dos comandos de terminal do Android terem mudado um pouco.

Então, você não instala mais o sdk usando o comando android sdk, e sim o sdkmanager, e os comandos podem ser melhor descritos nessa página da documentação: https://developer.android.com/studio/command-line/sdkmanager

Depois desse problema resolvido, você terá problemas com o Java em si, por que, desde a versão 9, houveram algumas mudanças que impactaram algumas ferramentas que usam XML por baixo dos panos. Por isso no curso a gente recomenda usar o Java 8. Então, recomendo eu, usar a versão 8 mesmo.

Acho que esse curso merece uma revisada na parte de comandos do terminal em relação ao Android, mas não tenho ideia de quando isso pode acontecer.

Oi Wanderson!

Era a versão do Java mesmo! Obrigado!