Pessoal,
Estou desenvolvendo um app em que eu preciso acionar uma função ao apertar rapidamente duas vezes qualquer um dos dois botões de volume do celular e isso precisa acontecer mesmo quando a tela está bloqueada.
Eu consegui fazer o código, porém apenas quando estou com o aplicativo aberto, se eu saio do app ou eu bloqueio da tela não consigo mais contar os acionamentos dos botões.
Já procurei alguns métodos, porém não consegui implementar nenhum deles. A alternativa em que cheguei mais longe foi com BroadcastReceiver ,que encontra-se neste link:
https://stackoverflow.com/questions/16144259/how-to-get-volume-key-event-when-the-screen-is-locked
Porém como sou novo nesse mundo de desenvolvimento de aplicativos não estou conseguindo faze-lo funcionar.
Abaixo seguem as premissas do que eu preciso fazer: 1 - apertou o botão para aumentar o volume deve mudar o texto escrito na tela para "VOLUME UP".
2 - apertou o botão para diminuir o volume deve mudar o texto escrito na tela para "VOLUME DOWN".
3 - caso o botão seja pressionado DUAS vezes RAPIDAMENTE (até 200 ms), deve mudar o texto na tela para "PEDIDO DE SOCORRO".
4 - este acionamento deve ser possível de ocorrer em qualquer estado que o celular se encontrar: enquanto o app está sendo usado, enquanto outro app está sendo usado e quando a tela está bloqueada.
5 - a programação não deve impedir a variação do som do aplicativo. O volume tem que mudar ao pressionar os botões.
Segue o código:
import android.content.ComponentName;
import android.content.Context;
import android.media.AudioManager;
import android.os.CountDownTimer;
import android.support.v7.app.AppCompatActivity;
import android.os.Bundle;
import android.view.KeyEvent;
import android.widget.TextView;
public class VolumeButtonActivity extends AppCompatActivity {
@Override
protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_volume_button);
}
//inicia os contadores de clicks dos botões
int countClicksUp = 0;
int countClicksDown = 0;
//Verificador de evento (acionamento de chaves)
public boolean dispatchKeyEvent(KeyEvent event) {
//recebe a ação e o código da chave
int action = event.getAction();
int keyCode = event.getKeyCode();
//timer para dizer o botão foi apertado rapidamente(rapidamente = até 200 ms) - (duração total, tempo de cada virificação)
new CountDownTimer(200, 200) {
//contador em ciclos(não usado agora)
public void onTick(long millisUntilFinished) {
//mTextField.setText("seconds remaining: " + millisUntilFinished / 1000);
//here you can have your logic to set text to edittext
}
//Ao final do timer verificar se foi acionado duas ou mais vezes qualquer um dos botões de volume
public void onFinish() {
if (countClicksDown >= 2 || countClicksUp >= 2){
//Dispara o gatilho
TextView textViewTeste = (TextView)findViewById(R.id.textoTeste);
textViewTeste.setText("Pedido de socorro");
//depois de acionado precisa zerar os contadores para não serem acionados novamente
countClicksDown = 0;
countClicksUp = 0;
}
//mTextField.setText("done!");
//ao final se a pessoa apertou só uma vez o som e depois de um tempo apertou novamente isso não pode acionar
//dado isso é preciso zerar o contador a cada ciclo para não acionar erradamente
countClicksDown = 0;
countClicksUp = 0;
}
}.start();
switch (keyCode) {
case KeyEvent.KEYCODE_VOLUME_UP:
if (action == KeyEvent.ACTION_DOWN) {
//TODO
textViewTeste.setText("Volume UP");
countClicksUp = countClicksUp +1;
}
return true;
case KeyEvent.KEYCODE_VOLUME_DOWN:
if (action == KeyEvent.ACTION_DOWN) {
//TODO
textViewTeste.setText("Volume DOWN");
countClicksDown = countClicksDown + 1;
}
return true;
default:
return super.dispatchKeyEvent(event);
}
}
}
Agradeço desde já quem puder me ajudar. Qualquer ajuda será extremamente bem vinda!