2
respostas

Android bloqueia icmp (ping)!

Boa noite a todos.

Criei um pequeno laboratório com algumas máquinas virtuais (linux) e o sistema operacional da máquina física é linux mint. Consegui realizar a comunicação entre as vms, e entre as vms e a máquina física.

Quando conecto a máquina principal a internet fixa e uso a principal ou o próprio modem como gateway, consigo pingar a rede externa normalmente.

Porém, quando tento fazer o mesmo usando uma rede móvel (celular com hotspot habilitado) não consigo pingar... consigo conectar a internet, consigo visualizar sites, consigo atualizar os pacotes via apt update na rede móvel, mas ele não transmite os pacotes com protocolo icmp...

Pesquisando na internet vi o pessoal comentando que por padrão o android bloqueia o protocolo icmp, por isso, que quando você tenta pingar usando o celular como gateway, dá perda de pacotes...

A minha dúvida é como posso habilitar a transmissão dos pacotes icmp no android?

Tem como habilitar sem fazer root no celular, ou serei obrigado a fazer root para habilitar isso?

2 respostas

Oi, Guilherme. Tudo bem?

Como você descobriu o IP do Celular (gateway). Será que não está usando um IP incorreto? Acabei de fazer o teste aqui, habilitei o hotspot no meu celular Android e conectei o wifi do PC nele. Rodei o comando ip a para saber o IP que estava conectado e depois rodei um nmap -sP no endereço da rede. Por exemplo, o comando ip a retornou o endereço 192.168.248.176/24, então rodei o nmap -sP 192.168.248.0/24 e ele retornou os endereços conectados na rede, no caso o único que apareceu foi o do próprio celular, além o do PC. Enfim rodei o ping passando o endereço do gateway que o nmap mostrou. Foi certinho aqui o ping.

Bom dia, tudo bem?

Uma dúvida, qual o modelo, marca e versão do android no teu celular?

Neste processo está liberado no teu celular o modo desenvolvedor?

Outra coisa, você fez o ping pelo comando ping ou pelo nmap? Pois, se não me engano o nmap faz "ping" usando o protocolo tcp.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software