1
resposta

Andamento do projeto - MySQL Workbench

Eu havia chegado em alguns impasses, como a questão do atributo/coluna "cod_local" que, depois pensando, cheguei à conclusão de que essa seria uma informação conhecida por quem trabalha no setor, então como seria um dado que nós informaremos ao "sistema", não há necessidade de transformar em algo mais complexo do que realmente é. Então, o atributo/coluna passou a ser "localização" e sem ser multivalorado. A entidade/tabela Central ainda é um problema. A princípio coloquei as colunas "fav" e "num_lacre" nela, que vem das tabelas Material e Lacre. Porém ainda não está condizente com a realidade do setor, uma vez que Central guarda "n" "fav" (que assumem diferentes valores, já que cada material tem uma FAV própria) e guarda "n" "num_lacre" (pelos mesmos motivos do material... num_lacre assume diferentes valores, já que existem "n" lacres, cada um com numeração própria). Todos são armazenados de forma lógica e física na Central. Enfim.

Resolvi partir (e me aventurar) pro MySQL Workbench, uma vez que nele eu consigo desenhar o diagrama e o modelo físico ao mesmo tempo. Não faço a menor ideia se estou fazendo certo. Mas aproveito para deixar aqui os prints. Ainda não entendi bem alguns conceitos dele (pretendo fazer a formação de SQL pra MySQL posteriormente). Vou usar o fórum quase como um diário kkkk a Alura podia criar isso, um diário pra cada aluno ir anotando progressos, impasses, soluções ao longo de um projeto pessoal.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Talita! Tudo certo?

Essa prática de alterar seus modelos é importante, pois representa que você está aprendendo e colocando em prática o que viu. Sempre em progresso, isso é ótimo! :)

Gostei de como você foi pro MySQL, e a formação será um ótimo ponto de partida pra você entender melhor como o software funciona e para adequar o banco de dados à sua realidade.

E, também, agradeço pela sugestão do diário! Por ora ainda não temos essa ferramenta, mas não deixe de postar seu progresso aqui no fórum, já que isso pode inspirar também mais estudantes a continuarem a aprender.

Se alguma dúvida surgir, estou à disposição.

Abraços e bons estudos!