1
resposta

Analista de Negócio x BPMN

Bom Dia,

Um analista de negócio deve ter um perfil mediador e acima de tudo saber ouvir para poder eliciar de forma correta. Quando encontramos um analista que não possui estas características a representação de requisitos pode ser deficitária e consequentemente a linguagem não ser clara. Qual o tamanho do prejuízo de um desenho de processo mal feito?

1 resposta

Giane,

Obrigado pela sua postagem!

Concordamos com a sua afirmação sobre o analista de negócios ter dentre suas características imprescindíveis para sua atuação efetiva um perfil de mediador, facilitador e saber aplicar uma escuta ativa

O prejuízo dele não adotar estes comportamentos citados acima em especial a pouca capacidade de comunicação, pode ser bem impactante para a organização, no sentido de que esta baixa qualidade e efetividade na comunicação deste profissional na representação dos requisitos, poder se repercutir num processo que não traz clareza quanto as reais necessidades da organização com sua utilização, bem como tem grande potencial de não gerar valor para aorganização.

Sendo assim, em termos de possíveis prejuízos quanto a um processo mal desenhado podemos destacar vários, tais como: ineficiência do processo, inaplicabilidade do processo as necessidades de negócio da organização gerando prejuízos em termos operacionais, financeiros e de relacionamento com os clientes usuários do mesmo.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software