3
respostas

Análise TIR Projeto (A) 15% em 5 anos - Projeto (B) 10 % em 1 ano.

Boa noite,

Fazendo um comparativo entre Porcentagem X Prazo, inicialmente o projeto (B) faria mais sentido, na minha opinião.

Mas antes de tomar a decisão eu levaria em conta o valor monetário correspondente de cada porcentagem.

Ex: O projeto (A) os 15 % representam 100 milhões de reais.

O projeto (B) os 10% representam 15 Milhões de reais.

Diante desse cenário, se os riscos envolvidos devido ao tempo do projeto, não fossem suficientes para inviabilizá-lo, eu certamente escolheria a projeto (A).

Mas caso minha empresa não tenha capacidade de custear um projeto dessa "envergadura" eu optaria pelo projeto (B).

Outras análises deveriam ser realizadas em cima dessa para que a tomada de decisão seja ainda mais assertiva.

Essa é minha opinião sobre o tema que você deixou em aberto no vídeo da segunda aula dessa Trilha.

Abraços!

3 respostas

Olá Bruno,

de fato, quando vamos fazer uma análise econômica do projeto o ideal não é olhar apenas uma única taxa como a TIR, ROI, etc. É interessante olhar na verdade um conjunto de modelos e números e tomar a decisão olhar um todo. Como você bem comentou, não adianta um projeto que tem uma alta taxa de retorno ao longo do tempo, mas que minha empresa não tem como bancar.

Concordo com o comentário do Bruno!

No exemplo deixado, minha opinião seria o projeto B, considerando que os valores investidos são os mesmos. Assim teria um retorno mais rápido e com possibilidades de novos investimentos em outros projetos, podendo fazer em 5 anos com projetos da mesma complexidade renderem 5x mais, assim sendo 50%.

Qual a resposta correta?

Comentário interessantíssimo! Tudo vai depender do porte da empresa mas, particularmente ficaria com a B. Mensurando os valores investidos conforme citado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software