Utilizando a linguagem SQL que estou estudando em outra formação aqui da alura, elaborei o relatório da seguinte maneira:
- Criei a tabela dentro de um banco de dados para que ela fique registrada e além da consulta solicitada, caso seja necessário, será possível realizar outras consultas
create table subcategoria_produtos ( id_publicidade INTEGER PRIMARY KEY, categoria_produto_publicidade text, retorno_por_investimento varchar );
- Inseri os dados de acordo com a formação configurada na hora de criar as tabelas dentro do DB:
INSERT INTO subcategoria_produtos (id_publicidade, categoria_produto_publicidade, retorno_por_investimento) VALUES (1, 'Agro indústria e comércio', 155), (2, 'Alimentos e bebidas', 119), (3, 'Artes', 84), (4, 'Artes e artesanato', 99), (5, 'Artigos de festa', 198), (6, 'Artigos de natal', 106), (7, 'Áudio', 82), (8, 'Automotivo', 101), (9, 'Bebês', 159), (10, 'Bebidas', 131), (11, 'Beleza e saúde', 86), (12, 'Brinquedos', 136), (13, 'Cama mesa e banho', 171), (14, 'Casa e conforto', 108), (15, 'Casa e construção', 179), (16, 'Cds dvds e musicais', 84), (17, 'Cine e foto', 177), (18, 'Climatização', 52), (19, 'Consoles e games', 168), (20, 'Ferramentas de construção', 95), (21, 'Ferramentas', 172), (22, 'Ferramentas de iluminação', 117), (23, 'Ferramentas de jardim', 155), (24, 'Ferramentas de segurança', 83), (25, 'Dvds bluray', 88), (26, 'Eletrodomésticos', 100), (27, 'Eletrônicos', 57), (28, 'Eletroportáteis', 93), (29, 'Esporte e lazer', 187), (30, 'Fashion bolsas e acessórios', 197), (31, 'Fashion calçados', 173), (32, 'Fashion esporte', 176), (33, 'Fashion roupa feminina', 192), (34, 'Fashion roupa infanto juvenil', 178), (35, 'Fashion roupa masculina', 66), (36, 'Fashion underwear e praia', 69), (37, 'Flores', 130), (38, 'Fraldas e higiene', 120), (39, 'Industria comercio e negócios', 162), (40, 'Informática acessórios', 190), (41, 'Instrumentos musicais', 105), (42, 'La Cuisine', 97), (43, 'Livros importados', 59), (44, 'Livros técnicos', 55), (45, 'Malas acessórios', 186), (46, 'Market place', 105), (47, 'Colchão e estofado', 179), (48, 'Móveis de decoração', 136), (49, 'Móveis de escritório', 115), (50, 'Móveis de quarto', 54), (51, 'Móveis da sala', 129), (52, 'Música', 88), (53, 'Papelaria', 121), (54, 'Pcs', 176), (55, 'Perfumaria', 63), (56, 'Pet Shop', 80), (57, 'Portáteis da casa forno e café', 168), (58, 'Portáteis da cozinha e processadores de alimentos', 74), (59, 'Relógios e presentes', 53), (60, 'Sinalização e segurança', 137), (61, 'Tablets e impressão de imagens', 174), (62, 'Telefonia', 163);
- Criei a consulta para que retornasse apenas as subcategorias que tem o valor de conversão em publicidade maior que 119:
select categoria_produto_publicidade, retorno_por_investimento from subcategoria_produtos WHERE retorno_por_investimento > 119 ;