1
resposta

Análise e incoerência

Bom dia Professor,

Tudo bem?

Seguinte... vamos supor que eu queira desenvolver uma série de Reports de BI em cima dos dados. Quando o gerente ou diretor for filtrar pela dimensão de porte da empresa ele vai notar que empresas que tem faturamento 20000 são Medias, mas que outras que também tem 20000 são Pequenas por conta da alteração que teve da constante, mas nenhum dos dois sabe dessa alteração (nem eu, nem o diretor).

Não seria, em termos de negócio, aplicar uma varredura na base e atualizar o porte das empresas uma vez que a regra mudou?

Exemplo: A empresa foi inserida na época em que porte "Pequeno" era 10 mil, mas o valor de faturamento dela era 11 mil. Após a alteração ela deveria ser enquadrada no porte "Pequeno", pois passou a ser 20 mil o limite para Pequenas Empresas.

Talvez seja só uma definição de negócios e a decisão parta da gerência, mas o que quero dizer é... como fazer um processo de Transformação dos dados? Ou seja, ler o que tem na tabela e aplicar uma nova regra?

1 resposta

Fala ai Esequiel, tudo bem ?

É uma regra bem bacana, se a gente parar pra pensar, existem n regras que podemos seguir. Tem lugar que faz essa validação uma vez por mês por exemplo, para ver se de um mês para outro o tamanho mudou, outras vezes é possível fazer isso anualmente e por ai vai.

Mas todas as formas acho, mega válido deixar isso agendado sim

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software