Analisando a própria página em que estava esta lição, pude observar alguns detalhes que representam bem o uso de padrões de interface (UI patterns).
Não é uma página longa, ela é sucinta, tem todas as informações que preciso e é bastante intuitiva. Quando se inicia um novo curso, o professor se auto descreve e descreve o cenário do vídeo, o que torna o conteúdo acessível, que é uma preocupação com padrões de acessibilidade.
Navegação intuitiva: Na página do curso, percebo o uso de padrões como o campo de busca no topo, comum em diversas plataformas, facilitando encontrar o que preciso rapidamente. Além disso, há ícones e microimagens ao lado dos botões, que seguem o padrão de icon + label, reforçando o significado de cada ação. Quando concluímos uma fase, o botão muda de cor para verde, que é um padrão de feedback visual que indica sucesso de forma clara.
Consistência: Em qualquer aba do curso, os ícones, botões principais e cores se mantêm. Isso mostra o uso de padrões visuais e funcionais, ajudando o aluno a reconhecer e repetir ações sem precisar reaprender. A barra de pesquisa e o botão do fórum também aparecem em locais previsíveis, reforçando a familiaridade com o ambiente.
Aumento do engajamento: A presença constante do botão de fórum e o design acessível das atividades são exemplos de padrões de navegação e interação que incentivam a participação. Ver outras pessoas publicando e poder editar minhas respostas me traz segurança e vontade de engajar mais.
Eficiência: Com padrões bem aplicados, como botões de ação claros e feedback visual imediato, sei exatamente onde clicar para atingir meus objetivos. Isso torna a experiência fluida e sem esforço, mostrando como os padrões de UI realmente otimizam o uso da plataforma.