1
resposta

Análise do app iFood

O iFood é um aplicativo muito prático, com uma linguagem informal e próxima, que faz o usuário sentir que está lidando com um parceiro, não com uma instituição. Ele reconhece sua importância na rotina corrida das pessoas e usa isso como parte da sua comunicação. Logo na tela inicial, a frase “iFood é tudo pra mim” reforça essa conexão emocional.

• A linguagem do app é convidativa e envolvente, com expressões como “não fique fora dessa!”, “venha conferir”, “bom e barato” e “sabores que você só encontra aqui”. Tudo soa amigável e desperta curiosidade. A navegação também é intuitiva: quando acesso meus pedidos anteriores, o app me convida a pedir novamente.

• Nos atendimentos, o tom é empático e humanizado, fazem o possível para não parecer robótico. Como já trabalhei no suporte do iFood, sei que há um investimento em treinamento para garantir esse cuidado com o tom e voz da marca. A empresa lembra sempre que quem usa o app geralmente está com fome, e pode estar impaciente quando algo dá errado. Por isso, busca entregar conversas empáticas, claras e resolutivas, seja com o restaurante, o entregador ou o cliente final.

Eu, como usuária, sinto que essa preocupação é real. O app comunica tudo com clareza, por exemplo quando há atrasos, e ele avisa antes que eu precise perguntar. Cada mensagem parece pensada para tornar o momento mais leve e prático.

Por fim, como cliente, acredito que o app do ifood é o melhor em termos de delivery, e que muito disso se dá justamente pelo fluxo de uso do app, e pela conversa clara que ele tem com o usuário em todos os momentos da sua jornada.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Olá, Vitória, como vai?

Sua análise conecta bem a teoria com a prática, destacando como o tom de voz e a clareza dos textos ajudam a criar uma experiência fluida. O ponto que você mencionou sobre a empatia no atendimento é muito rico. Essa percepção de que o usuário está com fome e pode estar impaciente mostra o quanto o design de conteúdo precisa considerar o estado emocional das pessoas no momento do uso. Essa visão é essencial em UX, pois reforça a importância de desenhar não só telas, mas experiências completas.

Sua análise mostra bastante sensibilidade para identificar como cada detalhe no texto afeta a jornada do usuário. Continue compartilhando suas percepções, pois isso enriquece muito a troca aqui no fórum e ajuda todos a evoluírem juntos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!