1
resposta

Análise de Viabilidade:

Observações Iniciais:

Acredito que algumas dessas informações devem ser preparadas no departamento comercial na etapa de negociação e/ou passagem para o departamento de desenvolvimento. Digo isso pois podem existir integrações ou desenvolvimentos extras que podem gerar adição no escopo original e impactando na viabilidade econômica do projeto. Inclusive com a necessidade de contratação de mais mão de obra, necessidade de terceirização de trabalhos específicos, entre outros.

1_Visão Macro (do projeto): Contextualização da historia e cultura da empresa;

2_Escopo Inicial: Desenvolvimento do e-comerce; integração com sistema de estoque; integração com o sistema de rh; integração com o sistema de controle financeiro; integração com o sistema contábil; integração com ferramentas de marketing digital; integração com sistema do correios para calculo do frete; integração com o sistema da receita estadual para emissão de notas fiscais;

3_Contribuição para os objetivos da organização: Eu acredito que este estudo deva ser feito por parte do cliente a fim de decidir qual estratégia tomar. A contratada pode até auxiliar neste caso, mas o cliente deve saber o que ele espera do sistema. Aqui, basta colocar as expectativas apresentadas pelo cliente, caso ele opte por compartilhar.

4_Restrições: Não está no escopo: desenvolvimento de sistema de estoque; desenvolvimento de sistema de rh; desenvolvimento de ferramentas analiticas de marketing digital, dashboards gerenciais desenvolvimento de sistema de gestão financeira; desenvolvimento do sistema contábil;

5_Integração com outros sistemas: Como a necessidade ja foi elencada no escopo, aqui poderia ter uma descrição dos sistemas, por exemplo: Sistema de estoque: linguagem usada no Banco de dados, formato dos dados, BD local ou na nuvem, etc;

6_Avaliação Final: Avaliação final, a principio, é apenas a conclusão se é ou não viável;

7_ Outros itens: 7.1_Mapa de riscos: impacta na viabilidade econômica do projeto, podendo gerar atrasos; 7.2_Matriz de responsabilidade: cada item do escopo deve ser atribuida a uma pessoa ou equipe. Caso não haja pessoal qualificado para determinada atividade, a alternativa é contratar alguém, terceirizar para freelancer ou empresa parceira, isto tambem ja deve estar previsto na viabilidade. 7.3_Prazos: Quanto mais apertado é o prazo, maior é a necessidade de disponibilidade de mão de obra. Há a necessidade de verificar a necessidade de contratar terceiros para atender a demanda. 7.4_Validação e Aprovações: Enviar o documento aos gestores a fim de analisarem se há necessidade adaptações no documento e, quando feitas, os gestores das áreas devem aprovar o estudo.

1 resposta

Olá Rafael,

De fato, é importante ter em mente que a viabilidade econômica de um projeto pode ser impactada por diversos fatores, como integrações extras, contratação de mais mão de obra, terceirização de trabalhos específicos, entre outros.

No caso específico do projeto que você mencionou, é importante ter em mente que a visão macro do projeto deve levar em conta a história e cultura da empresa, enquanto o escopo inicial inclui o desenvolvimento do e-commerce e diversas integrações com outros sistemas, como estoque, RH, controle financeiro, marketing digital, correios e receita estadual.

Além disso, é importante destacar que a contribuição para os objetivos da organização deve ser definida pelo cliente, enquanto as restrições devem ser claramente definidas, como a não inclusão do desenvolvimento de sistemas de estoque, RH, ferramentas analíticas de marketing digital, dashboards gerenciais e sistemas de gestão financeira e contábil.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!